sexta-feira, 11 de abril de 2008

Univvverrsso Gentileza


Ao resgatar a filosofia do profeta urbano, novo espetáculo circense da ONG Crescer e Viver fortalece o conceito mais amplo da cultura da gentileza


Trabalhar a mensagem de Gentileza na linguagem circense e fazer com que suas idéias retornem ao seu solo primeiro. Este é o grande desafio do novo espetáculo da ONG Crescer e Viver: Univvverrsso Gentileza, com lançamento no dia 10 de abril e estréia prevista para agosto. Mais do que apresentar a figura teatral do Profeta Gentileza e a força da frase "Gentileza gera gentileza", o espetáculo mergulha na tensão contemporânea para provocar a reflexão: será que podemos viver de outra forma?

A montagem, uma adaptação do livro Univvverrsso Gentileza, de Leonardo Guelman, irá confrontar a crise de valores observada por José Datrino, o profeta Gentileza, nos anos 60 com a realidade atual da sociedade. "A concepção do espetáculo tem como objetivo mostrar os escritos do Profeta como símbolo de um princípio reestruturador das relações humanas", explica Junior Perim, coordenador do Crescer e Viver. Para a ONG, retomar o Profeta Gentileza na construção do espetáculo significa o despertar de uma atitude, de uma idéia positiva diante da vida, que se conjuga aos princípios e ações formadoras do Circo Social.

"Uma iniciativa que não deve ficar restrita ao universo circense", acrescenta Perim. Univvverrsso Gentileza será o ponto de partida para outras ações: a revitalização dos escritos murais do Profeta, a intenção de se criar o Instituto Gentileza e uma nova edição do livro de Leonardo Guelman, entre outros. "O espetáculo servirá, sobretudo, como um alerta para a necessidade de salvaguarda da obra de Gentileza", acrescenta Leonardo.

O evento de lançamento, aberto ao público e gratuito, será no dia 10 de abril, ás 14h, na lona do Crescer e Viver, na Praça Onze. Na ocasião será feita a audição para selecionar o elenco do Espetáculo e haverá a exibição do documentário Gentileza, de Luiz Eduardo Amaral. Em seguida, o diretor do filme, Leonardo Guelman e das filhas do Profeta Gentileza participarão de um debate. O lançamento do Espetáculo antecipa as comemorações do aniversário de Gentileza, celebrado no dia seguinte, 11 de abril. Se o profeta estivesse vivo, estaria completando 91 anos.


Gentileza, personagem inscrito na memória popular do país, com suas pregações pelas cidades, tornou-se ícone de uma postura mais humana e gentil. Tomado por uma revelação após o incêndio de um circo em Niterói, em 1961, largou tudo para pregar a gentileza em um movimento que assumiu por 35 de seus 79 anos de vida. Homem simples e de grande intuição, viu naquela tragédia a metáfora de uma crise maior, pois, para ele, "a derrota de um circo queimado é um mundo representado, porque o mundo é redondo e o circo arredondado".

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.