quinta-feira, 10 de abril de 2008

Luta pela Paz, do Complexo da Maré, se transforma em ONG e faz lançamento no Circo Voador

Dia 15/abril(terça-feira) – a partir de 18:30 – Entrada Franca

Luta Pela Paz (LPP) foi fundado em 2000 como um projeto do Viva Rio pelo ex lutador amador de boxe, o inglês Luke Dowdney, no Complexo da Maré, Rio de Janeiro. Passados 8 anos de muitas vitórias, realizando trabalhos com mais de 2000 crianças e jovens, agora se tornará uma ONG internacional. A festa de lançamento será no Circo Voador, dia 15 de abril (terça-feira), a partir de 18:30h, com entrada franca e censura livre. LPP tem o objetivo de romper barreiras sociais, prevenindo e superando a violência através do acesso ao esporte (luta livre, artes marciais, capoeira), educação e promoção da liderança juvenil.

No Circo Voador a programação é extensa, com direito a shows das bandas Farofa Carioca, Nação Maré, Grupo Fundamental e DJ Lencinho. Um ringue profissional estará montado para apresentações de luta de boxe, com a participação especial do Campeão de Luvas de Ouro 2007, Roberto Custódio. Ainda tem exposição fotográfica, exibição de vídeo, roda de capoeira e luta livre.

"Partimos agora para o desafio de ser uma organização independente. Devido ao crescimento do Luta Pela Paz no Rio, também estamos replicando nossas ações internacionalmente. Vamos inaugurar ainda no mês de abril a Fight For Peace, em Londres. Vem aí mais uma bela tarefa", entusiasma-se Luke.

Desde que foi fundada, Luta pela Paz tem desenvolvido um modelo de prevenção e reabilitação para confrontar o problema de participação de crianças e adolescentes em crimes, gangues e violência armada em comunidades de baixa renda. Esta estratégia é baseada no modelo Cinco Pilares:
1. Aulas de Boxe e outras artes marciais e competições
2. Programas extras curriculares e formais de educação
3. Acesso ao mercado de trabalho formal através de treinamento e encaminhamento e programa de monitoria nas atividades internas
4. Serviços de apoio e encaminhamentos para jovens e seus familiares
5. Incentivar jovens lideranças com a participação no conselho jovem e treinamentos

Saiba mais nos sites www.lutapelapaz.org / www.fightforpeace.net

Desde 2004 a Laureus Sport for Good Foundation tem apoiado o Luta Pela Paz, e mais recentemente tem acompanhado o estabelecimento do Fight for Peace em Londres. A organização é o braço filantrópico da Laureus World Sports Academy, onde alguns dos maiores atletas do mundo concentram seus esforços para usar o esporte como uma ferramenta positiva para a mudança, principalmente dos jovens. (Saiba mais sobre a Laureus no www.laureus.com/foundation)

Pelo trabalho realizado no LPP, em abril de 2007 Luke ganhou o prestigiado prêmio Laureus na categoria "Esporte para o Bem" em noite de gala para o esporte mundial, em Barcelona, Espanha. Conhecido como o Oscar do esporte, o prêmio Laureus é distribuído desde 2000 aos melhores do ano e reúne atletas e celebridades, incluindo o Rei da Espanha, Juan Carlos, que abriu a cerimônia do ano passado. Dowdney recebeu seu prêmio das mãos do campeão mundial de boxe, Marvelous Marvin Hagler.

Para Ana Caroline (22 anos) e Pedro Artur (24 anos), respectivamente agente de mobilização e assistente administrativo do LPP, o momento é de muita alegria e comemoração. "Estou no projeto desde o início, pequeno. E agora estamos caminhando com nossas próprias pernas. Tudo isso é muito especial pra mim", diz Pedro. E Ana Caroline completa: "O que estamos vivendo é um sonho se transformando em realidade. Ver nosso trabalho crescendo e se multiplicando, inclusive fora do Brasil é muito emocionante". Precisa dizer mais?

SERVIÇO:
Lançamento da ONG LUTA PELA PAZ
Local: Circo Voador (Arcos da Lapa, s/n – Centro)
Data: 15/abril – Horário: 18:30 às 22:00h
Entrada Franca - Censura Livre
Capacidade: 2.000 pessoas

PROGRAMAÇÃO
Shows com Farofa Carioca, Nação Maré e Grupo Fundamental
DJ Lencinho
Lutas de boxe com participação do Campeão Luvas de Ouro 2007 – Roberto Custódio
Exposição Fotográfica
Exibição do novo vídeo Luta pela Paz
Apresentação de Roda de Capoeira e Luta Livre

Nenhum comentário: