quarta-feira, 9 de abril de 2008

Desvendando a África é o novo curso da PUC-SP


As culturas africanas tiveram uma forte influência sobre América Portuguesa, e participam da constituição da cultura brasileira desde a colonização até nossos dias. Ao longo dos últimos anos, discussões e pesquisas buscam problematizar as questões que envolvem as relações entre essas culturas. Essa tendência coincide com o crescente interesse de pesquisadores e do público em geral em conhecer melhor as matrizes da sociedade brasileira.
Apesar de já existirem alguns cursos livres e grupos de estudos tratando dessa temática, a PUC-SP, por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae), é a primeira instituição a promover um curso com abrangência e caráter de extensão universitária, aos alunos já graduados, ou de extensão cultural e aos que ainda não possuem formação universitária. Sua abordagem prevê o desenvolvimento de técnicas de ensino e de pesquisa.
Com carga horária de 32 horas, a extensão também visa a promover a atualização acadêmica de professores de diferentes disciplinas dos níveis de ensino médio e fundamental, cumprindo as exigências da lei n° 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e culturas afro-brasileira e africana nas escolas.
O conteúdo programático traz pontos essenciais para que se possa compreender o continente africano, destacando a complexidade das suas sociedades. Partindo da diversidade política e cultural dos povos, traçará um panorama histórico das principais sociedades da África sub-saariana (território ao sul do deserto do Saara), entre os séculos IV e XIX, especialmente nas regiões que passaram a estabelecer relações comerciais com a Europa e se tornaram fornecedoras de escravos para o Brasil.
As aulas serão divididas em duas partes: a primeira será expositiva e a segunda contará com exercícios que incluem a análise e a interpretação de diferentes fontes históricas, como textos, fotografias, gravuras, objetos materiais, mapas e outras ferramentas que possam ser aplicados pelos professores em sala de aula.
Dirigido a professores e alunos de graduação e pós-graduação em Ciências Humanas e professores dos ensinos fundamental e médio, o curso tem início em 26 de Abril e aulas sempre aos sábados, das 13 às 17 horas, no campus Monte Alegre, que fica na Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes - São Paulo.

Mais informações e inscrições: 0(XX)11 3670-3300, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Na foto: Nairóbi (Quênia)

Nenhum comentário: