quinta-feira, 17 de abril de 2008

INSTITUTO ECOFUTURO PROMOVE PALESTRAS COM O WWF-BRASIL

Encontros acontecem em seis bibliotecas comunitárias Ler é Preciso com o objetivo de promover conhecimento e aprimorar as questões ligadas a educação ambiental
O Instituto Ecofuturo, em parceria com a WWF-Brasil, organização não-governamental dedicada à conservação da natureza, realizam no mês de abril uma série de palestras nas Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para uma ação integrada pelo meio ambiente, trabalhando a educação ambiental, alinhada à missão do Instituto Ecofuturo - promover a integração entre homem e natureza por meio da educação ambiental. Com o tema Pegada Ecológica - um conceito que mostra que a trajetória da população pelo planeta deixa "marcas" e "pegadas" de acordo com a forma como se constrói os modelos de desenvolvimento - as palestras acontecem nas bibliotecas comunitárias Ler é Preciso da grande São Paulo (datas e locais abaixo).
Irineu Tamoio, coordenador do Programa de Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, explica que as palestras são uma ação de sensibilização para que as pessoas reflitam sobre o estilo de vida que levam, cada vez mais, insustentável. "As palestras estão ligadas a uma iniciativa que chamamos de redução da pegada ecológica. A cada vez que nos deparamos com notícias sobre a crise ambiental em jornais, revistas, na televisão ou no rádio, não conseguimos, em geral, perceber a relação entre o nosso cotidiano e este quadro, cada dia mais grave. Muitas vezes, nos remetemos à responsabilidade de outros sem olhar para os nossos hábitos em nossas casas, trabalhos e comunidades. Atribuímos, paradoxalmente, à coletividade, uma responsabilidade que não adotamos para as nossas vidas", conta ele.
Para Liane Codespoti, coordenadora do Programa Ler é Preciso, a realização das palestras vem ao encontro da filosofia do Instituto Ecofuturo. "Nosso objetivo é apresentar com a realização dessas palestras, uma realidade mais próxima do cotidiano das pessoas, mostrando como alguns hábitos atitudes simples podem transformar e impactar positivamente meio ambiente. Sem integrar natureza e homem, não conseguimos promover educação ambiental. Afinal, somos um único ecossistema", explica Liane, comentando ainda que as bibliotecas do Ler é Preciso contam com um acervo em que os freqüentadores podem ampliar os conhecimentos das palestras através de vários livros.
O Instituto Ecofuturo já implantou 71 Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso, nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, que atendem cerca de 52 mil usuários por mês.

Ações do cotidiano e meio ambiente

Nas palestras, o WWF-Brasil faz uma estimativa de quanto da natureza é utilizado para sustentar as formas de moradia, locomoção e lazer, ou seja, o estilo de vida de cada pessoa. Com isso se faz uma relação direta entre o simples fato de fazer compras em um supermercado e a queda nos índices de biodiversidade do planeta.
"O WWF-Brasil acredita que a Pegada Ecológica não é apenas uma nova forma de se trabalhar as questões de educação ambiental, às quais se dedica desde 1971, ano em que a Rede WWF iniciou suas atividades no Brasil. A Pegada é também uma ferramenta de leitura e interpretação da realidade, pela qual poderemos enxergar, ao mesmo tempo, problemas conhecidos, como desigualdade e injustiça, e, ainda, a construção de novos caminhos individuais e coletivos para solucioná-los, por meio de uma distribuição mais equilibrada dos recursos naturais, que se inicia também pelas atitudes de cada indivíduo", comenta Irineu Tamoio.

Programação:As palestras acontecem nas bibliotecas comunitárias Ler é Preciso do Instituo Ecofuturo e têm duração de duas horas.
Dia 16 de abril - quarta-feira10h30 - Mauá (SP)14 horas - Cedeca (SP)
Dia 23 de abril - quarta-feira15 horas - Suzano (SP)
Dia 25 de abril - sexta-feira14 horas - Mogi das Cruzes (SP)
Datas a confirmar:Coopemare e São Miguel Arcanjo (SP)

Sobre o Instituto Ecofuturo
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), O Instituto Ecofuturo foi criado em 1999 pela Suzano Papel Celulose - que também atua como mantenedora, sempre desenvolvendo projetos em parceria com instituições, empresas, poder público e universidades, nas áreas de educação e meio ambiente, com ênfase no desenvolvimento do ser humano e no respeito à natureza. Tem como missão promover a integração entre homem e natureza por meio da educação ambiental e como ideal conciliar o desenvolvimento econômico com desenvolvimento humano e conservação do meio-ambiente, incentivando a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade.

Nenhum comentário: