segunda-feira, 7 de abril de 2008

Oportunidade de bolsa no Canadá

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR 2008/2009

GRADUATE STUDENTS EXCHANGE PROGRAM (GSEP)
2008-2009

PROGRAMME D'ÉCHANGES D'ÉTUDIANTS DES CYCLES SUPÉRIEURS
2008-2009

O programa GSEP oferece bolsas de estudo de curta duração a estudantes de Mestrado e Doutorado para realizar pesquisa em uma universidade canadense pública ou instituto de pesquisa afiliado, durante um período mínimo de quatro e máximo de seis meses.

Durante o período em que estiverem no Canadá sob o programa GSEP, os estudantes continuam vinculados as suas universidades de origem no Brasil, responsáveis pelo pagamento de suas mensalidades e taxas.

O prazo de inscrição encerra-se em 25 de abril de 2008. Os resultados serão divulgados em junho de 2008 e os estudantes deverão estar no Canadá e iniciar sua pesquisa até 1º de janeiro de 2009.

Elegibilidade:
· Os estudantes devem ser cidadãos brasileiros que estejam cursando Mestrado ou Doutorado em período integral.
· É desejável que haja um acordo vigente entre a instituição canadense e a universidade do estudante no Brasil. Caso não exista nenhum acordo de cooperação de pós-graduação, serão consideradas também as candidaturas referentes a pesquisas de pós-graduação, que envolvam uma nova ou já estabelecida colaboração entre professores de universidades canadenses e brasileiras que desejam desenvolver uma parceria institucional.
Temas/Áreas elegíveis:
Aberto a todas as disciplinas, incluindo programas interdisciplinares. Projetos com teor de pesquisa científica terão prioridade.
Valor:
A bolsa será de até CAD$ 10,000 (dez mil dólares canadenses), a ser administrada pela instituição anfitriã no Canadá.
Observações:
· É a instituição canadense que deverá apresentar a candidatura em nome do estudante interessado.
· O estudante deverá contactar a assessoria internacional de sua universidade e professores para se informar sobre os acordos de cooperação existentes com universidades canadenses. Para referência, uma lista de acordos está disponível no sítio http://oraweb.aucc.ca/showcue.html (favor notar que esta lista pode não conter todos os acordos atualmente em vigor).
· Informações adicionais sobre o GSEP, em francês e inglês, estão disponíveis no sítio http://www.scholarships.gc.ca/.
Em caso de dúvidas, favor contactar:
Assessoria para Assuntos de Educação e Diplomacia Pública Embaixada do Canadá
E-mail: Academic.bsb@international.gc.ca ou academique.bsb@international.gc.ca

Nenhum comentário: