quinta-feira, 17 de abril de 2008

Grupos e comitês de jovens do Rio de Janeiro mobilizam-se para o dia global do Voluntariado Jovem

COMBATE À DENGUE É UM DOS DESTAQUES DAS AÇÕES ESCOLHIDAS

O Rio de Janeiro já está se mobilizando para o Dia Global do Voluntariado Jovem, que se realizará nos dias 25, 26 e 27 de abril. Dos doze grupos e comitês inscritos, três vão realizar ações de conscientização e combate à dengue, doença que já matou mais de 60 pessoas no Estado. Dentre as ações, estão “Xô Mosquito” e “Oficina interativa sobre saneamento e combate à dengue”. Já estão inscritas ações nas cidades Mesquita, Niterói, Rio do Janeiro, Cambuci e Itaperuna.

A União Escoteira do Rio de Janeiro realizou no dia 4 e voltará a desenvolver em 23/4 - Dia do Escoteiro - a “Grande ação escoteira de combate à dengue”, em parceria com a Defesa Civil do Rio de Janeiro, que prevê capacitação e ações educativas.

Desta forma, os voluntários do Rio atendem as expectativas dos organizadores do Dia Global – a ONG Natal Voluntários que espera reunir este ano cerca de 150 mil voluntários em todo o País – de desenvolver atividades voltadas para os 8 Objetivos do Milênio e, mais especificamente, para o saneamento, já que a Organização das Nações Unidas instituiu este como o Ano Internacional do Saneamento. Embora não seja a única causa, a falta de saneamento básico também tem relação com a proliferação da dengue, já que a falta deste benefício provoca o aumento dos mosquitos transmissores. Um outro grupo do Rio de Janeiro vai desenvolver uma atividade diretamente relacionada ao saneamento – o Pré-Vestibular Comunitário Nuclear, de Niterói.

De acordo com estudo da OMS – Organização Mundial da Saúde, cada dólar gasto em saneamento gera em média um benefício econômico de sete dólares. Relatório da ONU revela que atualmente mais de 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a este benefício. No Brasil, a situação vem melhorando, mas ainda 25% da população não conta com saneamento básico.

Para participar do Dia Global do Voluntariado Jovem basta entrar no site http://www.diaglobal.org.br/, clicar no mapa do Brasil escolhendo um estado e procurar a cidade em que se mora. A partir daí, basta conferir as ações voluntárias já marcadas e entrar em contato com os organizadores para integrar o grupo, ou então criar um grupo próprio com uma proposta de ação. O site da iniciativa também oferece idéias de atividades que podem ser desenvolvidas pelos voluntários interessados. Entre elas, estão a organização de um abaixo assinado dos moradores solicitando aos poderes públicos o saneamento do bairro, a proibição de lixo em terrenos baldios e o fornecimento de água de boa qualidade; ou promover uma debate com especialistas em saneamento, fornecimento de água e tratamento do lixo.

Nenhum comentário: