terça-feira, 22 de abril de 2008

Samba da Vela no Dia do Trabalho


Lívia Esteves
De São Paulo

No Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, todos os trabalhadores merecem um pouco de descanso e diversão. E seguindo este lema, a Comunidade Samba da Vela decidiu antecipar a festa de todos os trabalhadores para o dia 28 de abril (segunda-feira). A partir das 20h30, a Casa de Cultura de Santo Amaro e seus fundadores irão receber os amantes do samba para uma noite de muita música e alegria.

Toda semana, mais de 300 pessoas acompanham as rodas de samba sob a chama de uma vela acesa - branca, rosa ou azul, que são as cores da Comunidade – e o samba só termina quando a vela se apaga. Nesse caso, o trabalho está presente nas rodas e por um motivo lá não muito bom: é ele o vilão do encerramento das rodas por volta das 23h. No início, o samba não tinha hora para acabar, o que atrapalhava a rotina de trabalho do dia seguinte, assim, decidiu-se pelo uso da vela, a qual funciona como um despertador (apontando o início e o fim do culto ao samba).

Tema comum nas músicas da Comunidade, as canções destacam a vida dura do trabalhador brasileiro. Para muitos, o samba atua como uma válvula de escape para os problemas do dia a dia. Dentre as canções que abordam o tema trabalho, estão “Novo Amanhecer” (Maurílio de Oliveira/ Magnu de Sousa) e “Cesteiro Seresteiro” (Samuel Queiroz/Marquinho Dikuã), ambas estão no caderno de músicas deste mês (a cada dois meses é lançado um caderno com as melhores canções escolhidas pela comunidade), que traz em sua capa o grupo paulista, Quinteto em Branco e Preto.

Tudo acontece com muito respeito. Durante as rodas não se pode comer, nem beber, nem fumar. Crianças de todas as idades freqüentam a Casa e, de acordo com os fundadores, quem vai ao Samba da Vela, vai por amor ao verdadeiro samba de raiz. No final, uma deliciosa sopa preparada pelo cozinheiro Oliveira é servida a todos. Do lado de fora, é claro!

SAMBA DA VELA
Desde 2000, a Comunidade realiza toda segunda-feira, a partir das 20h30, uma roda de samba na Casa de Cultura de Santo Amaro. Fundada por Maurílio de Oliveira, Magnu Sousá, Chapinha e Paqüera, a idéia é dar oportunidade a novos compositores, para que eles possam ter um lugar onde mostrar suas músicas ao público.


DIA DO TRABALHO NO SAMBA DA VELA
Casa de Cultura de Santo Amaro
LOCAL Praça Francisco Ferreira Lopes, 434.
HORÁRIO A partir das 20h30.
DATA 28/04
http://www.sambadavela.com.br/

Nenhum comentário: