quinta-feira, 15 de maio de 2008

Seminário no Recife Debate Ações Municipais Para Crianças e Adolescentes

Encontro apresentou balanço de ações da PCR A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), realizou, na manhã desta quarta-feira (14), o II Seminário interno de apresentação das ações municipais sobre a temática da criança e do adolescente - período 2007 e 2008. Participaram do evento, promovido na Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, no Derby, as secretárias municipais de Saúde, Tereza Campos; Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio e o assessor executivo de Diretos Humanos, coronel José Ramos.
O objetivo do evento foi de realizar uma prestação de constas das ações das secretarias municipais envolvidas com temáticas da criança e do adolescente, especificamente sobre o aspecto do abuso e da exploração sexual. A primeira parte do seminário foi destinada para a apresentação das atividades das secretarias de Saúde; Educação Esporte e Lazer; Turismo; Assistência Social e Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Em seguida foi aberto um espaço para debate.
De acordo com o assessor executivo de SDHSC, coronel José Ramos, o evento mostra a preocupação da gestão para a questão. "A Prefeitura envolve as diversas secretarias no sentido de atuarem no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes", afirmou. Entre os programas abordados, o Disque 100, campanha municipal que incentiva a população a denunciar abusos sexuais contra crianças e adolescentes. O seminário também contou com a presença de representantes das próprias secretarias municipais, da sociedade civil, dos conselhos tutelares, entre outras entidades.
"O evento faz parte das comemorações ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual e Crianças e Adolescentes. Além da prestação de contas também estamos divulgando as propostas e atividades para o restante do ano e para 2009", informou a representante da Gerência da Criança e do Adolescente de SDHSC, Marcela Figueira. Também faz parte da programação alusiva ao dia, palestras, roda de debates e uma passeata.
A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio, destacou durante o seminário os programas municipais Escola que Protege, as capacitações que os professores da rede municipal recebem sobre orientação sexual, e as ações de inclusão social como o Bolsa Família e o Projovem. "São ações que promovem a inclusão de crianças e adolescentes", disse a secretária.

Nenhum comentário: