segunda-feira, 5 de maio de 2008

Seminário debate abolição na Lapa

O Centro Afro Carioca de Cinema promoverá o seminário “Refletindo os 120 anos – Abolição”, que será realizado nos dias 07, 08 e 09 de maio, a partir das 17h, na Rua Joaquim Silva, nº 40.

O longa-metragem Abolição, realizado por Zózimo Bulbul, será exibido no dia 8 de maio. Na abertura do seminário, o antropólogo Júlio Cesar Tavares e o cineasta Zózimo Bulbul realizarão palestras seguidas de debates a serem entabulados a partir da compreensão de que o processo da abolição da escravatura está inconcluso 120 anos depois da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

Julio César Tavares é doutor em Antropologia pela Universidade do Texas e professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF(Universidade Federal Fluminense), e um dos fundadores da CUFA(Central > Única das Favelas). Zózimo Bulbul é ator, cineasta e diretor do Centro Afro Carioca de Cinema. Também participarão das palestras e debates com a platéia: Sandra Almada, jornalista, escritora, pesquisadora, mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ), professora do Departamento de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estácio de Sá; Gustavo Mello, bacharel em Direito, ator da Companhia dos Comuns; Hilton Cobra, ator e diretor da Cia dos Comuns; Luiza Bairros, doutorada em Sociologia pela Michigan State University e Assessora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em projetos de cooperação de interesse da população negra no Brasil; Fernanda Felisberto, coordenadora da Afirma – Revista Negra On-line, doutoranda em Antropologia pela PUC-SP e proprietária da livraria negra Kitabu, e Cláudia Miranda, doutora em Educação pela Uerj e professora da Universidade Estácio de Sá.

Seminário “Refletindo os 120 anos – Abolição”
Dias 07(quarta-feira), 08(quinta-feira) e 09 de maio(sexta-feira)
Hora: 17h
Centro Afro Carioca de Cinema
Endereço: Rua Joaquim Silva, nº 40 - Lapa – RJ – 21-2508-7371 - www.afrocariocadecinema.com.br

Nenhum comentário: