quarta-feira, 14 de maio de 2008

Estudantes brasileiros vão participar da Conferência Internacional no Japão

Três estudantes brasileiros, selecionados pelo British Council entre um grupo de 600 jovens entre 14 e 18 anos – envolvidos com a causa de meio ambiente – embarcam no dia 15 de maio, em São Paulo, para participar da Conferência Internacional de Meio Ambiente, em Kobe, no Japão, de 24 a 26 de maio, onde vão participar da redação final do "Kobe Challenge". O documento, elaborado por jovens – embaixadores do clima - de diversos países, apresentará propostas para a implantação de políticas efetivas e a introdução de práticas que reduzam os efeitos das mudanças climáticas. O "Kobe Challenge" será entregue aos chefes de estado e ministros de meio ambiente.

Os Embaixadores do Clima Laila Soares (de Pirenópolis, em Goiás), Guilherme Pastore (de São Paulo) e Antonio Mota (de Fortaleza) serão os representantes do Brasil no programa International Climate Champions, desenvolvido pelo British Council em âmbito mundial, nos 13 países conhecidos como G8+5: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido, EUA, e ainda Brasil, China, Índia, México e África do Sul. No Brasil, o programa é conhecido como Embaixadores do Clima.

Os jovens embaixadores do clima já participaram, em março deste ano, de uma reunião no Reino Unido, onde receberam intensivo treinamento sobre o tema mudanças climáticas e mantiveram encontros com o secretário de Meio Ambiente do Reino Unido, Hilary Benn, que integra ainda o parlamento britânico.

O programa "De Olho no Clima" é uma iniciativa do British Council para aumentar conhecimento e ação sobre o tema mudança climática no Brasil. O projeto promove - por meio da ciência, educação e arte - o encontro e a troca de experiências entre jovens profissionais, estudantes, universitários e professores. Procura também ajudá-los a multiplicar o conhecimento, gerando diálogo sobre o impacto das mudanças climáticas e incentivo para ações construtivas. Mais informações no site www.deolhonoclima.com.br , onde os jovens poderão dar sua contribuição ao conjunto de sugestões que será entregue ao presidente.

O British Council é uma organização apolítica que trabalha com o governo britânico e busca promover oportunidades iguais a todos, especialmente, nas áreas de Educação e relações culturais. Com 75 anos de atuação, a instituição busca estabelecer a troca de experiências e fortalecer laços que resultem em benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente atuando em: Educação, Língua Inglesa, Ciências, Arte, Governança e Direitos Humanos.

O British Council está presente em 223 cidades e 109 países. Seus principais parceiros incluem governos, organizações não-governamentais e instituições privadas. No Brasil, onde atua há 61 anos, o British Council tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Nenhum comentário: