sexta-feira, 2 de maio de 2008

Lançamento de livro em Tiradentes


















02/05/08
Quem nos envia o convite de lançamento do livro "Cultura é Patrimônio" da Professora Lúcia Lippi de Oliveira é o primo pintor Oscar Araripe, expoente de Tiradentes (MG) que faz sucesso no mundo. Para quem não o conhece, confira seus belíssimos trabalhos pelo site http://www.oscarararipe.com.br/

Para completar, Oscar tem também fundação que leva o seu nome com trabalho sério na área cultural. Mais detalhes no site http://www.fundacaooscarararipe.org.br/
Cultura é Patrimônio oferece um guia para o leitor conhecer os principais capítulos de uma história cultural do Brasil. Um guia é uma primeira aproximação que apresenta o caminho, sinaliza marcos relevantes, aponta trilhas mais conhecidas, assim como novos trajetos a serem ainda explorados. Se o leitor quiser, poderá se aprofundar no assunto recorrendo à bibliografias específica apresentada em cada capítulo.

O livro procura apresentar, discutir e questionar a herança cultural recebida de gerações anteriores e que será deixada para as gerações futuras. Trata também das políticas culturais adotadas pelo Estado brasileiro, principalmente em dois momentos: o Estado Novo e os governos militares. Destaca, ainda, o papel de alguns intelectuais que formataram as políticas de patrimônio, valendo citar Rodrigo Melo Franco de Andrade e Aloísio Magalhães.

Cultura é Patrimônio não foi pensado para especialistas, e sim para o público que tem interesse em compreender o processo político-cultural que deu origem a diferentes matrizes da cultura brasileira — a todos que desejam conhecer diferentes interpretações do Brasil e precisam refletir e atuar no campo cultural levando em conta a enorme complexidade e os desafios contemporâneos.

Lúcia Lippi Oliveira, socióloga, é pesquisadora e professora do Cpdoc/FGV. Tem-se dedicado ao estudo da construção da identidade nacional no Brasil. Publicou A questão nacional na Primeira República (Brasiliense, 1990), Americanos: representações da identidade nacional no Brasil e nos Estados Unidos (UFMG, 2000) e Nós e eles: relações culturais entre brasileiros e imigrantes (FGV, 2006), além de diversos artigos em revistas acadêmicas.








Nenhum comentário: