quarta-feira, 14 de maio de 2008

Face da Moeda


Leonardo Faccini é economista dos bons, estudioso, dedicado à pesquisa.


Está lançando "A Face Viva da Moeda", pela Editora Bertrand Brasil.
No dia 26 de maio, às 20h.


O lançamento será na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Afrânio de Mello Franco, 290, 2 piso)


Estaremos todos lá! Vejam o resumo da obra:
Através de uma rica narrativa, Leonardo Faccini apresenta, num romance
para todo os tipos de leitores, a história das idéias econômicas.

A face viva da moeda

UM ROMANCE SOBRE A HISTÓRIA
DAS IDÉIAS ECONÔMICAS

Leonardo Faccini

“Leonardo Faccini, por sua conta e risco, dispôs-se a encarar esse desafio, relatando as idéias econômicas em forma de romance. Um tremendo desafio, pois, além de coragem intelectual para se aventurar no campo teórico da economia – ainda muito controverso –, o livro exigiu um talento de romancista. Leonardo está de parabéns ao oferecer essa oportunidade a muitas pessoas que gostariam de entender um pouco mais sobre o raciocínio econômico e não sabem por onde começar.”
(George Vidor, jornalista e economista)

Através de uma narrativa que tem início em Mileto, atual Turquia, em 545 a.C., e viaja até o Rio de Janeiro contemporâneo, o economista Leonardo Faccini traça um romance que, de forma fluida e cativante, conta a história das idéias econômicas. A face viva da moeda apresenta o personagem João Pedro, um rapaz que está prestes a terminar a faculdade de Economia. Apesar de não conseguir se imaginar em qualquer outra carreira, todas aquelas fórmulas com letras gregas, modelos abstratos, testes estatísticos de hipóteses e tão pouca realidade acabaram por deixá-lo desestimulado em relação à futura profissão. Um encontro casual com um misterioso e iconoclasta suíço vai mudar a maneira como João enxerga a carreira, o mundo e a própria vida. Como uma espécie de O mundo de Sofia dedicado à chamada “ciência da escassez”, o livro de Faccini pode ser visto tanto como literatura quanto como um guia introdutório às fascinantes teorias econômicas.
“Como Superintendente Geral da CNB, Comissão Nacional de Bolsas, eu ia uma vez por ano a um almoço na Bovespa premiar os vencedores regionais de um simulador de investimentos em ações”, conta o autor, a respeito da gênese da obra. “Para justificar o preço da ponte aérea e não provocar bocejos após a sobremesa, eu achava que deveria dizer alguma coisa interessante. Uma vez, então, contei a história do David Ricardo, que, aos 21 anos, brigou com o pai – um rico corretor judeu da Bolsa de Londres – por ter se casado à revelia com uma jovem quaker. Passou então a operar por conta própria, ficou rico em poucos anos e pôde largar o batente para estudar Economia. Ou seja: até para o nascimento da teoria econômica o mercado de ações tinha dado a sua contribuição. Completei dizendo que torcia para que os vencedores do simulado também ficassem ricos antes dos trinta. Preocupado de ter ‘pagado um mico’, voltei para a mesa, onde estava o Dr. Raymundo Magliano, presidente da Bovespa, que, batendo palmas e entusiasmado, me disse: ‘Muito boa a história do Ricardo, eu não conhecia essa!’. Já no táxi para Congonhas, pensei: ‘Diacho, se o presidente da Bolsa gosta dessas histórias, muita gente há de gostar também’. Além disso, como professor, conheço a distância que separa as pessoas dos conhecimentos básicos de Economia e do Mercado Financeiro – um hiato mais lingüístico do que de complexidade. Nada que alguma dose de boa vontade, didática e dramaturgia não possam resolver. Este é o objetivo de A face viva da moeda.”

Sobre o autor

Leonardo Faccini Tavares Bastos é economista, graduado pela PUC-RJ e mestre pelo IBMEC-RJ. Ocupou o cargo de Superintendente-Geral da Comissão Nacional de Bolsas de 2000 a 2008, quando foi aprovado por concurso público para o BNDES. Atuou também por quinze anos nas áreas de produtos, planejamento e operações de bancos e da Bolsa do Rio e foi Coordenador de marketing do jornal O Globo. Sua dissertação de mestrado sobre Tesouro Direto foi premiada no X Prêmio Tesouro Nacional 2005 e, em 2006, obteve o primeiro lugar na prova nacional de certificação de Agentes Autônomos de Investimentos. Leciona em instituições do mercado financeiro e de capitais e no IBMEC-RJ.

Livro: A face viva da moeda Lançamento: maio de 2008
Autor: Leonardo Faccini Preço: a definir
Capa: Leonardo Oliveira ISBN: 978-85-286-1322-3
Páginas: 322 Formato: 16 x 23 cm




Nenhum comentário: