terça-feira, 27 de maio de 2008

Áreas marinhas protegidas


Novo edital do Fundo Costa Atlântica terá R$ 200.000,00 para apoio a projetos

O Viva a Mata - mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, que acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho, das 10 às 18h, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, conta com um painel sobre “Áreas Marinhas Protegidas no Brasil”, que reunirá diversos cientistas e ambientalistas no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna) para debater o tema e lançar também o II Edital do Fundo Costa Atlântica. O encontro será no segundo dia do evento (sábado, 31 de maio), às 14h30. O segundo edital do fundo gerido pela Fundação SOS Mata Atlântica vai disponibilizar R$ 200.000,00, patrocinados pelo Bradesco Capitalização e Copebrás-Anglo American, para o apoio a projetos de criação e consolidação de Unidades de Conservação (UC) marinhas localizadas em algum dos 14 Estados costeiros da Mata Atlântica (entre o Piauí e Rio Grande do Sul).


O foco do edital é especialmente as Unidades de Conservação que tenham seus limites abrangendo em grande parte ambientes marinhos submersos como estuários, recifes rochosos, recifes de coral e coluna d'água. O edital vai apoiar a realização de diagnósticos e estudos estratégicos ou complementares que visem o fechamento da proposta de criação de uma nova UC ou ainda a elaboração de Planos de Uso Público em Unidades de Conservação compatíveis com a atividade turística (ex. Parques Nacionais), infra-estruturas para planos de fiscalização, apoio a atividades de pesquisa (diretamente aplicadas ao manejo da Unidade de Conservação) e educação ambiental. As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 20 de julho de 2008.

Para o painel “Áreas Marinhas Protegidas no Brasil” já estão confirmados o oceanógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco Mauro Maida, que abordará o tema “Área de Recuperação Recifal de Tamandaré, APA Costa dos Corais”; Ana Paula Leite Prates, engenheira de Pesca e coordenadora do Núcleo da Zona Costeira e Marinha da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, que falará sobre “Áreas Protegidas Costeiras e Marinhas no Brasil: Políticas e Programas de Conservação da Biodiversidade”; Guilherme Dutra, biólogo e diretor do Programa Marinho da Conservação Internacional, discorrerá sobre "Abrolhos: um desafio para a conservação marinha no Brasil"; Ricardo Castelli Vieira, biólogo e coordenador do Bioma Marinho Costeiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com o tema "Unidades de Conservação Marinhas de Proteção Integral" e Fabio Motta, biólogo e coordenador do Programa Costa Atlântica da Fundação SOS Mata Atlântica, que abordará “Ações para a Conservação dos ambientes marinhos e costeiros associados à Mata Atlântica”, além de ser o mediador do debate.

Durante o evento será lançado o II Edital do Fundo Costa Atlântica, do Programa para a conservação das Zonas Costeira e Marinha sob influência do Bioma Mata Atlântica, que visa apoiar projetos para criação e consolidação de Unidades de Conservação Marinhas.

A exposição da “Iniciativa Internacional de Conservação dos Recifes de Corais”, da campanha "2008 – Ano Internacional dos Corais", que tem por objetivo apresentar as evoluções dos trabalhos de conservação dos corais no mundo e as metas e projetos previstos para 2008, será trazida para o Viva a Mata e ficará no estande Costa Atlântica, na grande exposição montada nos três dias na Marquise do Ibirapuera. De acordo com o coordenador do programa Costa Atlântica da SOS Mata Atlântica, Fábio Motta, os recifes de corais abrangem 3.000 Km de costa, desde o Maranhão até o norte do Espírito Santo e são de extrema importância para a vida dos oceanos e também para o homem. “Vale destacar que os recifes de corais apresentam alta biodiversidade marinha, sustentam atividades pesqueiras, são utilizados na indústria de turismo e são sensíveis às mudanças climáticas, sendo um dos primeiros a dar sinais dessas mudanças”, explica.

Na edição passada, o Viva a Mata reuniu mais de 100 projetos e recebeu mais de 75 mil pessoas interessadas em conhecer o que está sendo feito no País pelo Bioma e aprender sobre como melhorar sua relação com o meio ambiente.

Nenhum comentário: