sexta-feira, 9 de maio de 2008

Museu da Pessoa

Museu da Pessoa lança campanha mundial com ampla programação de eventos no próximo dia 16 de maio - 1º Dia Internacional de Histórias de Vida

A data será celebrada pela primeira vez em todo o mundo para lembrar a importância do registro e socialização de experiências de vida

A Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e o Center for Digital Storytelling (EUA) prepararam diversas atividades para celebrar a campanha mundial pelo Dia Internacional de Histórias de Vida no próximo dia 16 de maio, uma comemoração internacional que acontecerá pela primeira vez em todo o mundo. O objetivo da campanha é mobilizar pessoas e organizações a apoiarem a data para que ela se torne referência e um marco anual para valorizar, compartilhar, ouvir e coletar as histórias de vida de pessoas. O site oficial desta iniciativa, www.ausculti.org, agrega as informações sobre a campanha e permite a troca de informações entre os participantes.

“Nossas organizações acreditam que ouvir, coletar e compartilhar histórias de vida são elementos essenciais no processo de democratização”, afirma Joe Lambert, fundador e diretor do Center for Digital Storytelling. “Quando começamos a disseminar nosso trabalho pelo mundo, entramos em contato com colegas de todas as partes, que tinham diferentes perspectivas e metodologias de trabalho com histórias de vida, mas todos eles compartilhavam o sentimento de que este trabalho é vital nas sociedades contemporâneas.”

O próprio nome do site já indica o intuito da iniciativa, “ausculti”, que significa escutar em Esperanto, antiga língua universal. “O que estava faltando era uma convocatória coletiva para celebrar todas as diferentes práticas voltadas à preservação e coleta de histórias de vida”, adiciona Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu da Pessoa no Brasil. “Queremos que este dia seja dedicado à celebração e promoção de projetos voltados à preservação das memórias e histórias de vida que tenham provocado mudanças em bairros, comunidades e na sociedade como um todo", completa Karen.

O Center for Digital Storytelling e o Museu da Pessoa estão convocando pessoas de todo o mundo para que se encontrem em locais públicos, praças, salas de aula, teatros ou até mesmo em ambientes virtuais no dia 16 de maio para compartilhar suas histórias. Outras organizações também estão convidadas para anunciar o dia em seus sites e organizarem atividades pela internet.

Alguns eventos já estão confirmados em diversos países, em cidades como São Paulo, Cidade do Cabo, Melbourne, Toronto, Estocolmo, Nova Zelândia, Los Angeles, Washington, Nova York, Cidade do México, Kenia, entre outras. Cerca de 80 organizações de 30 países já demonstraram seu apoio ao Dia Internacional de Histórias de Vida. Mais informações sobre a programação e como participar podem ser obtidas por e-mail internacional@museudapessoa.net ou por telefone 11 2144-7170, com Ana Nassar, responsável pelas Relações Internacionais do Museu da Pessoa no Brasil.

Confira a programação do Museu da Pessoa para celebrar o dia 16 de maio antes e durante a data:
Roda de Histórias e Gravação de Histórias de Vida Dia 12 de maio, segunda-feira: roda de histórias “Imigração Japonesa: sobreviventes da 2a guerra”. Das 15h às 18h. Dia 13 de maio, terça-feira: duas entrevistas no Museu Aberto, relacionadas ao tema da roda de histórias do dia anterior. Dia 14 de maio, quarta-feira: roda de histórias “Histórias de Taxistas”. Das 15h às 18h, no Museu da Pessoa. Dia 15 de maio, quinta-feira: duas entrevistas no Museu Aberto relacionadas ao tema da roda de histórias.

Dia 16 de maio, sexta-feira, Dia Internacional de Histórias de Vida:
Mesa Redonda: "História Falada: Memória e Oralidade"
Às 19h30, sala 504 da PUC-SP.
Mesa redonda na PUC-SP onde será debatido o papel da História Oral na academia e em projetos sociais a partir das reflexões e experiências de pesquisadores e instituições . Estarão presentes à mesa Yara Aun Khoury ( PUC-SP), Helenice Ciampi (PUC-SP), Claudia Fonseca (Museu da Pessoa) e Vanete Almeida (Rede LAC).

Visita de professores ao espaço Ponto de CulturaDas 9h às 12h, no Museu da Pessoa.
Visita de professores ao Museu, onde haverá uma oficina sobre o uso do acervo do Museu da Pessoa em sala de aula. Há um limite de 20 vagas para esta atividade. Inscrições pelo e-mail sonia@museudapessoa.net

Roda de histórias com idososDas 15h às 18h, no Museu da Pessoa.
Roda de histórias em que idosos serão estimulados a contarem fases de suas vidas e reavivar suas memórias. Há um limite de 12 vagas para esta atividade. Inscrições pelo e-mail: marcia@museudapessoa.net

Visita de jovens e círculo de históriasDas 10h às 18h, na Praça do Pôr do Sol (bairro Vila Beatriz – SP) e no Museu da Pessoa.
Círculos de histórias com jovens de 15 a 29 anos, nos quais os jovens contam histórias que considerem importantes de sua trajetória, elaboram um roteiro de forma colaborativa e por fim gravam suas histórias. Cada jovem volta para casa com um CD com as histórias contadas. Há um limite de 20 vagas para esta atividade. Inscrições pelo e-mail caio@ummilhaodehistorias.org.br

Mostra de vídeos e histórias de vida Das 16h às 18h, no estúdio do Museu da Pessoa.
Mostra consiste na exibição de conjuntos de curtas-metragens relacionados a histórias de vida. Os curtas serão agrupados conforme temas a serem definidos. O público da mostra será formado principalmente por visitantes que estarão no Museu em função de outras atividades, mas a mostra estará aberta a quem quiser vir exclusivamente para assisti-la.

Contação de histórias com apresentação do grupo Boca do Céu e lançamento do livro “Uma história muito linda: perpetuando a Rede LAC”
Das 19h às 20h30, no Museu da Pessoa.
O Museu da Pessoa irá reunir alguns depoentes do projeto Ponto de Cultura, cujos depoimentos foram efetuados entre 2006, 2007 e 2008. A programação inclui contação de histórias pelo grupo Boca do Céu. Na ocasião, haverá o lançamento do livro “Uma história muito linda: perpetuando a Rede LAC”. Os contadores irão encenar a história de algumas das personagens do livro, que aborda a trajetória de 22 mulheres, líderes de seis países, pioneiras na articulação latino-americana de mulheres rurais.

Cabine de depoimentos
Das 11h às 19h, no metrô Santa Cecília.
O Museu da Pessoa vai colher depoimentos de pessoas na estação de metrô Santa Cecília, onde será instalada uma cabine.
Confira o vídeo produzido pelo Museu da Pessoa para divulgar o evento em:
http://www.museudapessoa.net/oquee/comunicacao/oque_noticias36.shtml

Nenhum comentário: