quarta-feira, 21 de maio de 2008

Encontro discute a empregabilidade de pessoas com deficiência visual

No dia 27 de maio, a partir das 8h30, a Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza o IV Encontro de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Visual: Reflexão e Prática. O evento, que tem como objetivo propiciar reflexões sobre as questões da geração de emprego para as pessoas com deficiência visual, identificando alternativas para a inclusão, conta com o apoio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Gratuito, é direcionado a empresários e profissionais da área de Recursos Humanos.

O workshop acontece na sede do CIEE, rua Tabapuã, 540, Itaim Bibi, São Paulo. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site www.ciee.org.br. Neste dia serão discutidas alternativas para a adaptação do deficiente visual nas empresas, as dificuldades da contratação, leis de empregabilidade, documentos necessários para a comprovação da deficiência, entre outros assuntos relacionados ao tema.

De acordo com Tania Jung, do departamento de Atendimento Especializado da Fundação Dorina Nowill para Cegos, setor responsável por colocações profissionais em diversas empresas e cargos variados, uma das dificuldades encontradas pela pessoa com deficiência visual é a falta de qualificação, já que alguns ainda estão cursando ensino fundamental ou ensino médio e não possuem conhecimentos de informática. "Outra dificuldade é quanto a aquisição pelas empresas do software de voz para que a pessoa com deficiência visual possa usar o computador, algumas empresas têm dificuldades de entender que esse software é um recurso para que ele desempenhe bem seu trabalho e não um custo a mais para a empresa", explica Tania.

Nenhum comentário: