sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mestre das belas palavras



Sônia Araripe
Editora de Plurale em site


Ricardo Kotscho (acho que até dispensa qualquer crédito) é daqueles jornalistas dos bons e velhos tempos. Que caça notícia a laço, que sabe traduzir isso em belas palavras e pura emoção. Tivemos a sorte de conviver durante alguns anos - mesmo que com uma certa distância - eu , ainda repórter iniciante da Economia, na sede do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, ele, como repórter sempre e chefe da sucursal em São Paulo.
Aprendi apenas lendo seu trabalho a melhor apurar e a ser ainda mais justa com o ofício. Guardo até hoje na memória algumas de suas emociontantes histórias. Daquelas que não dá para esquecer. Muitas destas podem ser resgatadas no livro anterior (Do Golpe ao Planalto), sobre sua trajetória de repórter, sua militância política e a chegada ao Planalto.
Kotscho acompanhou a carrreira de Lula muito antes da chegada ao poder. Esteve nas caravanas, nas viagens, foi presente nas dores e nas alegrias. É, - porque não dizer? - um pouco "pai" intelectual do operário que chegou à Presidência.
Neste livro, fala sobre a nova fase da vida, longe do burburinho de Brasília.
Ainda não li.
Mas, apenas pela trajetória do mestre, recomendo de olhos fechados.
Ou bem abertos. Este novo capítulo da história, com H maiúsculo, do mestre, eu não perco por nada.
O lançamento é neste sábado, dia 1, em São Paulo, na Livraria da Vila.

Nenhum comentário: