terça-feira, 6 de novembro de 2007

Empresários cariocas se unem em prol de uma causa social

Ajudar ao próximo e transformar a vida de dezenas de crianças e adolescentes em situação de risco social. Esta é a principal meta de um grupo de empresários cariocas que se uniram para fazer o acompanhamento da vida de centenas de crianças assistidas pela ONG Instituto da Criança.

Duas horas semanais é o que grande parte destes empresários dedicam do seu precioso tempo em reuniões onde administram e solucionam os problemas específicos de cada um dos projetos apoiados pelo Instituto.

O Instituto da Criança conta com o trabalho voluntário de empresários dos mais variados ramos de negócios: hoteleiros, artistas, engenheiros, lojistas, administradores de empresas, consultores, publicitários, assessores de imprensa, advogados etc.

Mas o que leva pessoas tão ocupadas a doarem parte do seu tempo, do seu trabalho e do seu talento, muitas vezes deixando de estar em família, em prol de causas sociais?

Pedro Werneck, um dos fundadores da ONG, acredita na capacidade de transformação que todos possuem, desde que acreditem nessa possibilidade. “O Instituto da Criança funciona como um instrumento para a realização de mudanças favoráveis na triste realidade de diversos brasileiros que não tiveram a oportunidade de ter uma vida com condições básicas de desenvolvimento”, conclui.

O Instituto da Criança começou suas atividades em 1994 de maneira informal, através de um grupo de amigos liderados pelos irmãos Pedro e Carlos Werneck. Em 1997, com o resultado positivo das ações, houve a necessidade da oficialização do grupo, sendo fundada então, a ONG Instituto da Criança, que hoje apóia diversos projetos.

Em 2006, o Instituto da Criança iniciou a expansão de suas ações além das fronteiras do Rio de Janeiro implantando uma unidade em São Paulo. O primeiro projeto apoiado pelo Instituto da Criança na capital paulista é o Abrigo Reviver que atende atualmente 47 crianças e adolescentes cujos direitos básicos tenham sido violados ou ameaçados, proporcionando assistência, proteção e cuidados com a saúde.


Projetos apoiados pelo IC no Rio de Janeiro:

Lar Santa Catarina
Situado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o Lar Santa Catarina atende a 33 jovens portadores de necessidades especiais. Muitos não possuem família e dependem integralmente de auxílio para receber um tratamento especial. Hoje um adolescente do Lar Santa Catarina trabalha em um supermercado.

O Instituto da Criança adquiriu um terreno e está construindo uma nova sede para o Lar Santa Catarina, a fim de oferecer a estas crianças condições adequadas de atendimento.

Apoio do Instituto da Criança:
- Envio de recursos financeiros
- Envio de itens necessários para o efetivo atendimento dessas crianças e adolescentes.

Recicla Vida
É uma comunidade que mora em Bongaba (município de Magé) e que convive e extrai do lixão o seu sustento. Há uma parceria com a Petrobrás para a reciclagem do lixo.

Apoio do Instituto da Criança:
Distribuição mensal de:
- 300 cestas básicas
- 9 toneladas de alimentos hortifrutigranjeiros
- Roupas, cobertores, remédios e brinquedos

Construção de:
- Galpão para distribuição de donativos
- 2 salas de atendimento médico

Casa da Criança Lar São José
Creche e pré-escola para crianças de 0 a 6 anos que oferece a 211 crianças um local adequado para crescerem e se desenvolverem, enquanto seus pais trabalham. Situado em São João do Meriti é administrado pelas Irmãs Vicentinas.

Apoio do Instituto da Criança:
- Trabalho de complementação alimentar
- Assistência pediátrica, fisioterapêutica e dentária
- Construção de um posto de saúde

Espaço Cidadão
O Instituto da Criança verificou que não bastava cuidar das crianças somente nas escolas se em casa elas não possuíam um ambiente adequado para crescerem e se desenvolverem. Foi criado, junto a um psicólogo, um programa educacional para prover aos pais noções básicas de educação e cidadania, possibilitando assim, o desenvolvimento integral das crianças.

O projeto está presente no Complexo da Maré, Favelas do Vidigal, Rocinha, Cantagalo e D. Marta e nos bairros de São Cristóvão, Bonsucesso e São João de Meriti. Mais de 2.000 pais foram formados em 2006.

Vida Real
Iniciado em janeiro de 2005, é o mais novo projeto do Instituto da Criança. O objetivo é transformar, através da arte, a vida de 26 jovens, com idades entre 12 e 17 anos. Todos estão em risco social dentro do Complexo da Maré (RJ), com problemas comportamentais – alguns, inclusive, ligados ao tráfico de drogas.

As atividades incluem cursos profissionalizantes com enfoque em pintura, artes gráficas e computação. Os participantes devem, obrigatoriamente, freqüentar a escola. Há um trabalho de acompanhamento psicológico em grupo e terapia através de contos. Uma vez ao mês há passeios culturais pelo Rio, onde é passado a estes meninos uma visão nova da realidade em que vivemos. Para ajudar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho, algumas grandes lojas do Rio de Janeiro vendem seus trabalhos.

Nenhum comentário: