sexta-feira, 30 de novembro de 2007

CVSP comemora o Dia Internacional do Voluntário


Dia 5 de dezembro é dia de homenagear
todos aqueles que trabalham por um mundo melhor

De São Paulo

Em 1985, a ONU institui o dia 05 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário, a fim de homenagear e apoiar grupos e pessoas que doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesses sociais e comunitários. Desde então, a data tornou-se um marco para acompanhar a evolução do trabalho voluntário em diversos países do mundo, entre eles, o Brasil.

Um bom exemplo do fomento ao trabalho voluntário no Brasil é o Centro de Voluntariado de São Paulo, que desde 1997 ajuda quem quer dar sua contribuição por um país melhor. O CVSP já orientou, em seus 10 anos de atuação, mais de 97mil pessoas e 660 empresas, por meio de seus cursos e palestras.

No decorrer desta década o conceito sobre trabalho voluntário mudou, deixando seu caráter meramente assistencialista, passando a ser encarado como forma de participação ativa na sociedade.

Hoje, é praticamente impossível definir um perfil único do voluntário, pois o voluntariado reúne pessoas de ambos os sexos, de diferentes crenças, idades, classes sociais e níveis de escolaridade. Todos com um objetivo em comum: a construção de uma nação socialmente mais justa e igualitária.

O voluntário deixa de estar presente apenas dentro de organizações sociais e passa a atuar em outros setores da sociedade. Escolas, empresas, entidades de classe, entre outros, também desenvolvem programas de voluntariado.

" trabalho voluntário transforma quem o faz e quem o recebe. O voluntário soma forças em prol de uma causa, e a recompensa é o sentimento de solidariedade que nunca esquecemos", afirma Milú Villela (foto),presidente do Centro de Voluntariado de São Paulo.

O Centro de Voluntariado de São Paulo é uma organização da sociedade civil, que desde sua constituição, em 1997, tem se firmado como um instrumento de promoção e fortalecimento do voluntariado, e se consolidado como centro de capacitação em voluntariado e espaço de articulação e mobilização.

Nenhum comentário: