De São Paulo
No próximo dia 5 de novembro, Dia Nacional do Designer, São Paulo receberá o primeiro Fórum Internacional de Design Social. Promovido pelo WTC Clube de Negócios e pelo Instituto DR17;Amanhã, o objetivo do evento é aproximar empresários do Design Social, pouco difundido no país, por meio da discussão e divulgação de projetos e ações relacionadas ao tema. Para isso, participarão do encontro autoridades do assunto como Indrassem Vencatachelum, da França, responsável pela área de design, artesanato e indústrias criativas da UNESCO, bem como outros especialistas do México, Colômbia, Chile, Argentina, Venezuela e Brasil.
R20;O que se busca é aproximar o empresariado a dar sua parcela de contribuição e assumir sua responsabilidade frente aos imperativos sociaisR21; explica o designer gráfico e industrial Eduardo Barroso, organizador do evento. Barroso, que é especialista na implantação de laboratórios, centros e escolas de design, já atuou como consultor em design para empresas da Coréia do Sul e como professor convidado em mais de 30 universidades da Itália, França, Suíça, Bélgica, África do Sul, Taiwan, Japão e em toda a América Latina.
Segundo o designer, entende-se por Design Social todos os produtos e serviços que atendem às demandas da sociedade de forma inteligente, ou seja, respeitando o meio ambiente, utilizando a cultura como valor agregado e privilegiando a mão-de-obra local. R20;Design Social não significa investir em produtos de baixo custo para um público de pequeno poder aquisitivo e, sim, uma forma de inovação e diferenciação para as empresas que buscam soluções criativas e auto-sustentáveis dos pontos de vista cultural e social para driblar as diferenças econômicas e a concorrênciaR21;, explica Barroso.
Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) realizado em 2005 aponta que apenas 1,7% das empresas brasileiras investem em inovação tecnológica e na diferenciação de produtos. O mais agravante é que essas empresas são responsáveis por 25% do faturamento industrial no Brasil. Por isso, a importância de mostrar ao empresariado do Brasil propostas viáveis e mais agressivas através do aporte no aprimoramento e na comercialização do design.
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