quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Feira da Providência 2007


Do Rio de Janeiro


- Edição 2007 do mais tradicional evento social da cidade terá como tema a “Solidariedade entre os Povos”

- Em sua 47ª edição, a Feira oferece milhares de produtos nacionais e importados com descontos, além de gastronomia, recreação e cultura

- Toda a renda do evento será revertida em ajuda a milhares de famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, assistidas pelo Banco da Providência


No próximo dia 5 de dezembro, às 12 horas, no Riocentro, o governador do Rio, Sérgio Cabral, a primeira dama, Adriana Ancelmo, o Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Scheid, cônsules de vários países, autoridades estaduais e municipais e a Banda da Polícia Militar participam da solenidade de abertura da 47ª edição da Feira da Providência.

Considerada um dos principais eventos sociais da cidade, por sua longevidade e pelo público que atrai anualmente, a Feira da Providência é, por trás dos cinco dias de festa, um movimento muito mais amplo, que dura o ano inteiro e tem sua principal razão de ser na solidariedade: é através da renda obtida com a Feira que o Banco da Providência leva à frente seus projetos sociais que ajudam anualmente a milhares de famílias em situação de risco social.

“O simples gesto de comprar um produto na Feira, de pagar uma entrada, faz diferença para a vida de milhares de pessoas, que são ajudadas por nós com estes recursos obtidos através do nosso evento. Por isso, ir à Feira é agradável para o público por tudo que existe lá de novidades e oportunidades, mas é também importante pelo cunho social que está embutido na idéia da Feira em si", lembra Dona Marina Araújo, Diretora Geral do Banco da Providência e da Feira desde a sua primeira edição, em 1961.

O trabalho do Banco da Providência atinge, durante cada ano, cerca de 40.000 pessoas, que vivem em situação de risco social, trabalhando diretamente com a qualidade de vida delas, os níveis de escolaridade, renda e auto-estima de seus integrantes, atendendo em muitos casos suas necessidades imediatas de cestas básicas, roupas, medicamentos e transportes; os projetos do Banco também atendem anualmente a 230 homens, que ganham a oportunidade de se tratarem da dependência de álcool e drogas e se capacitarem para empreitadas profissionais; 2.000 jovens e adultos que são capacitados para o mercado de trabalho; e 160 trabalhadores autônomos que são apoiados anualmente através da geração de renda.

Como acontece anualmente, a Feira é realizada poucos dias antes do Natal – a fim de proporcionar ao público visitante a oportunidade de encontrar em um só lugar todo tipo de produtos nacionais e importados, com descontos que podem chegar em alguns casos até a 50%. Um passeio pela Feira é também uma viagem cultural pelos hábitos e costumes de estados e países. Em seus estandes, que representam este ano 18 estados e 39 países, o público encontra culinária, tradições e hábitos culturais das mais variadas e distantes partes do planeta, que se fazem representar com seus produtos, folclore, artesanato e pratos típicos.

A feira reúne este ano 500 expositores de países e estados, da área gastronômica e dos setores de moda, acessórios, casa e decoração, saúde, beleza, esportes e lazer, além de ONGs e instituições. Haverá stands da Light, Detran, Eletrobrás e Petrobrás, que são, junto ao BNDES, os patrocinadores da Feira. Seu espaço será de 50 mil metros quadrados divididos nos pavilhões 1, 2 e 3 do Riocentro.

Criada em 1961, a Feira da Providência tem como tema este ano “Venham Todos – Solidariedade entre os Povos”. Seu símbolo desde a primeira edição é o personagem Bocão, criado pelo cartunista Ziraldo.

Toda a sua renda é integralmente revertida para os projetos sociais do Banco da Providência. Os ingressos este ano terão preço único de R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos acima de 60 anos, e entrada franca para crianças até 1 metro de altura.

Nenhum comentário: