quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Encontro internacional debate desenvolvimento local

De Natal (RN)

Experiências tais como a das mini-fábricas de caju que articulam pequenos produtores com vistas à exportação de castanha para a União Européia, no Rio Grande do Norte; a mobilização dos moradores de Jardim Gramacho para transformar lixo em fonte de renda, no Rio de Janeiro; o associativismo de remanescentes de quilombo por meio de fóruns comunitários, no Espírito Santo; e a articulação de populações atingidas por uma barragem para garantir novas vias de desenvolvimento, no Mato Grosso, estão entre mais de 30 iniciativas, do Brasil e do Exterior, que serão apresentadas na VI Expo Brasil Desenvolvimento Local, que começa segunda-feira (03/12) em Natal (RN) com mais de dois mil participantes.
A Expo Brasil, maior encontro internacional do gênero, reunirá a gentes locais de várias partes do país, gestores de políticas públicas e especialistas brasileiros e internacionais para debater avanços, retrocessos e novos desafios na área no Brasil e no exterior. O encontro combina palestras, painéis temáticos, oficinas e uma ampla feira de projetos, produtos e serviços associados ao desenvolvimento local. Serão, ao todo, mais de 40 mesas de discussão em áreas como democracia participativa, inovação na cultura política, economia solidária e tecnologias sociais, com ênfase na cultura e no meio ambiente.
Entre os objetivos da Expo estão estimular novas articulações e parcerias para o desenvolvimento local sustentável, tornar visíveis iniciativas concretas em andamento e contribuir para o fortalecimento do tema na agenda estratégica do país. O evento é, sobretudo, uma oportunidade de aprendizagem compartilhada, tendo como referência o impulso ao desenvolvimento de base territorial como caminho de superação das desigualdades e da segregação social. A grade de programação já está disponível no site www.expobrasil.org.br.
A abordagem do desenvolvimento local como mobilização democrática e produtiva dos territórios, com protagonismo dos agentes locais, é o referencial geral que orienta os diversos tópicos da programação do evento. As iniciativas locais serão apresentadas por gestores de projetos e lideranças locais, abrangendo diferentes referências quanto ao desenvolvimento local em micro e mesorregiões, bacias hidrográficas, pequenos e médios municípios, grandes cidades e áreas metropolitanas. "É aí que vislumbramos a idéia-força do desenvolvimento local: no entendimento de que os mecanismos geradores de desigualdade e exclusão não podem ser desconstruídos pelo alto ou por sistemas de decisão externos ao poder constituinte das populações locais", afirma o sociólogo Caio Silveira, coordenador da Expo e vinculado à Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits).
As cinco primeiras edições da Expo Brasil Desenvolvimento Local, realizadas em 2002 (Brasília/DF), 2003 (Belo Horizonte/MG), 2004 (Olinda/PE), 2005 (Fortaleza/CE) e 2006 (Salvador/BA) reuniram 500 diferentes instituições e redes envolvidas com o tema desenvolvimento local e mais de duas mil pessoas em cada edição. Entre os parceiros já confirmados para esta edição estão o Sebrae, a Petrobras, Ministérios da Integração Nacional, do Desenvolvimento Social, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, o Banco do Nordeste (BNB), o governo estadual e a prefeitura de Natal, além de várias entidades da sociedade civil, fundações e universidades.
Encontros simultâneos
Este ano, três encontros simultâneos à Expo também movimentarão o Centro de Convenções de Natal. Além do encontro da Rede APIS (Apicultura Integrada e Sustentável), promovido pelo Sebrae, serão realizados os encontros de Monitoramento e Avaliação das ações da Rede de Tecnologia Social (RTS) e das cadeias produtivas de caju e mel no Rio Grande do Norte, organizado pelo Banco do Brasil.

Nenhum comentário: