sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Laboratório do Escritor com Ana Maria Machado

Encerrando a temporada de 2007, o Laboratório do Escritor recebe Ana Maria Machado, um dos maiores sucessos da literatura brasileira,
com mais de cem livros publicados e cerca de 18 milhões de exemplares vendidos, para revelar o segredo de seu processo criativo.

Evento promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, o Laboratório do Escritor traz as jornalistas Cristiane Costa e Valéria Lamego entrevistando grandes nomes da literatura nacional sobre o processo criativo. Lya Luft, Paulo Lins, Luis Fernando Verissimo, Marçal Aquino e Carlos Heitor Cony já contaram a sua fórmula secreta, a sua relação íntima e muitas vezes conflitante com o ato de escrever. Agora é a vez de Ana Maria Machado.

Com 33 anos de carreira, 27 deles dedicados exclusivamente à literatura, adulta e infanto-juvenil , Ana Maria Machado publicou mais de cem livros no Brasil e em outros 17 países, que juntos venderam mais de 18 milhões de exemplares.

Em 2000 a autora ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Prêmio Nobel da literatura infantil mundial. No ano seguinte, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra, e, em 2003, elegeu Ana Maria Machado para ocupar a sua cadeira número 1 - pela primeira vez um autor com a maior parte da obra voltada para o público infantil foi escolhido para a Academia.

Mas a produção da escritora não se restringe à literatura para crianças e jovens. Aluna do semiólogo Roland Bartthes, sua tese de doutorado na Sorbonne resultou no livro Recado do nome, publicado em 1991, sobre a obra de Guimarães Rosa. Escreveu ainda romances admiráveis, como A audácia dessa mulher, de 1999.

Em abril deste ano, Ana Maria Machado recebeu mais uma homenagem: o Lifetime Achievement Award, do Brazilian International Press Award, pela contribuição de sua obra para a promoção da cultura brasileira no exterior. Ao longo dos anos, o prêmio tem agraciado alguns dos mais importantes nomes da cultura nacional, entre os quais Arthur Moreira Lima, Mauricio de Sousa, Ivan Lins, Nélida Piñon, João Ubaldo Ribeiro e Roberto Menescal.

O Laboratório do Escritor oferece ao público a rara oportunidade de conhecer os segredos de importantes autores nacionais. Em formato de talk show, o projeto tem como proposta desmistificar a relação com a escrita e colocar o escritor diante de questões pouco exploradas, tais como o branco, a relação com a mídia, o difícil começo de uma carreira literária e o modus operandi de uma longa narrativa.

BLOG : O Blog do Laboratório traz a cobertura do evento, com fotos e a possibilidade do leitor acrescentar perguntas para as próximas edições. "Foi a forma que encontramos para dar continuidade às questões levantadas durante as quase duas horas de bate-papo", explica Valéria Lamego.
www.versobrasil.com.br/laboratoriodoescritor

Serviço:

LABORATÓRIO DO ESCRITOR
Ana Maria Machado
Dia 13 de novembro, às 18:30h
Auditório do CCBB Rio de Janeiro
Entrada gratuita, mediante retirada de senha na bilheteria a partir das 18h.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Rio de Janeiro – RJ – CEP 22010-000
Informações: 21 3808-2020
As palestras são realizadas no 5° andar.
Site: http://www.bb.com.br/cultura

Nenhum comentário: