segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Alunos da rede pública apresentam resultado de pesquisa em Planaltina (DF)

Águas do Cerrado, projeto de educação ambiental realizado na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esec-AE), promove na próxima quarta-feira, 14 de novembro, o IV Congresso A Estação Ecológica de Águas Emendadas e a Pesquisa de Opinião nas escolas públicas de Planaltina (DF), no campus da Universidade de Brasília, situado na cidade. O evento reunirá trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos de 12 escolas da rede pública de ensino de Planaltina, a partir da metodologia Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (Nepso/Ibope), do Instituto Paulo Montenegro.

O Congresso, momento de troca de experiências entre as Unidades de Ensino e a comunidade escolar que favorece o protagonismo juvenil, é o resultado final do processo iniciado no Curso Reeditor Ambiental, oferecido pela Educação Ambiental da Unidade de Conservação. O curso é um processo de formação continuada de professores da rede pública das escolas de Planaltina, organizado na própria Estação. Nele, o professor, imerso na realidade da Unidade de Conservação, realiza trabalhos corporais, como rodas de auto massagem, e participa de palestras com informações científicas e culturais sobre o bioma cerrado.

No momento em que os educadores retornam à escola, a experiência adquirida é compartilhada com seus alunos. Estes, por sua vez, visitam Águas Emendadas em trilhas monitoradas, elegem um assunto relacionado a temas socioambientais locais e realizam as etapas de uma pesquisa de opinião norteada pela metodologia do Ibope (parceiro do projeto).

Este processo tem garantido a interdisciplinaridade no âmbito escolar, a democratização da produção de conhecimento, o favorecimento do diálogo entre a escola e a comunidade e, finalmente, a valorização da educação ambiental entre o público nele envolvido. Até sua terceira edição, o Congresso já formou 84 professores de 15 escolas da região que, por sua vez, envolveram diretamente cerca de 1.500 alunos em questões ambientais.

O projeto Águas do Cerrado é fruto da parceria entre a Estação Ecológica de Águas Emendadas, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Universidade de Brasília (UnB), a organização não-governamental WWF-Brasil e a Unimed Seguros. A região de Águas Emendadas é de extrema importância para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos do cerrado, visto que abriga um raro fenômeno: de uma mesma vereda vertem-se águas em dois sentidos opostos, compondo, de um lado, a Bacia Hidrográfica do Paraná e, de outro, a Bacia do Tocantins-Araguaia. Tal fenômeno, apesar de sua importância, sofre constantemente com a pressão urbana e agrícola.

SERVIÇO
IV Congresso A Estação Ecológica de Águas Emendadas e a Pesquisa de Opinião nas escolas públicas de Planaltina (DF)
Local: Universidade de Brasília - Campus Planaltina
Data: 14 de Novembro de 2007
Horário: 14:00 horas
Coordenação do Congresso
Muna Yousef, Izabel Magalhães e Marcos Guedes
Educação Ambiental
Tels: (61) 3488-6758/ 3488-6159
Cels: 8455-1003/9951-2412/9634-8547
Mais informações: Anderson Falcão (61) 9802-3369

Nenhum comentário: