segunda-feira, 3 de março de 2008

A cidadania em construção

Inscrições grátis para professores até 20h desta segunda-feira


Rio, 03 de março de 2008

O Sistema Firjan lança nesta terça-feira, dia 4, a Série Cidadania, um programa educacional e de mobilização de jovens para terem acesso a novas referências e ao direito de aprender o sentido de cidadania no seu sentido mais amplo. O projeto é desenvolvido em parceria com o Senai – Departamento Nacional, o Canal Futura, a Secretaria de Educação e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Os professores de todo o Estado do Rio de Janeiro podem participar do treinamento que será dado, via satélite, com transmissão simultânea e com interatividade dos seminários pela TV Firjan para 17 pontos de recepção nas unidades do Sesi/Senai-RJ em todas as regiões fluminenses.

As inscrições para participar do primeiro seminário da Série Cidadania podem ser feitas, gratuitamente, pelo endereço eletrônico www.firjan.org.br até as 20h desta segunda-feira, dia 3 de março.

O lançamento do projeto vai ter a mesa-redonda “Juventude e Cidadania”, às 10h30, com mediação do jornalista Zeca Camargo e participação do jornalista Zuenir Ventura e do antropólogo Gilberto Velho. Eles vão discutir a importância da inclusão dos temas abordados na Série Cidadania no currículo escolar e a sua influência na formação do jovem.

Logo depois, às 12h, começará o primeiro módulo do treinamento para professores, com a mesa-redonda sobre combate à pirataria. A mediação será da jornalista Helena Lara Resende e os debatedores são Andrucha Waddington, sócio da Conspiração Filmes; Ana Lúcia Moraes Gomes, diretora do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNPC); e Tânia Lima, diretora da União Brasileira de Vídeo.

Neste ano, a Série Cidadania vai tratar de três temas, cada um deles num trimestre letivo. São eles: combate à pirataria (de março ao maio), educação ambiental (de junho a agosto) e política (de agosto a outubro).

A diretoria de Educação do Sistema Firjan e seus parceiros vão treinar os professores, produzir recursos didáticos e de mídia, realizar seminários, criar espaços na internet e mecanismos de envolvimento dos alunos, como concursos, exposições e dias de mobilização.

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