sexta-feira, 28 de março de 2008

Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica abre inscrições

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lança a 6ª edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica , em parceria com o British Council, destinado a bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científicia (PIBIC). As inscrições acontecem diretamente nas instituições de ensino superior e podem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2008.
O prêmio é atribuído em duas categorias: Bolsista de Iniciação Científica e Mérito Institucional. Na categoria do Bolsista de IC serão concedidas até nove premiações, sendo três para cada grande área de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
Os vencedores receberão uma quantia, em dinheiro, equivalente a 12 meses de bolsas de IC; uma bolsa de mestrado para estudantes que estejam em final de curso e passagem e hospedagem para permitir a sua participação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2009.
Visita a centros de excelência no exterior
Há dois anos o prêmio possui a novidade de conceder uma viagem ao Reino Unido, patrocinada pela British Council , para visitar centros de excelência. Esta premiação é concedida a uma das áreas da categoria de bolsistas de IC, em sistema de rodízio. Em 2008, o agraciado contemplado será da área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
Podem concorrer ao prêmio bolsistas de iniciação científica do CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa. Na categoria Mérito Institucional, poderão concorrer instituições que participam do PIBIC e que têm bolsistas concorrendo ao prêmio.
As inscrições podem ser feitas, individualmente pelo bolsista, nas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação ou órgão similar e nas coordenações do PIBIC na instituição. A documentação necessária e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço http://destaqueic.cnpq.brAs instituições deverão encaminhar ao CNPq, também pelo endereço eletrônico, até 29 de agosto, os três melhores relatórios dos bolsistas de IC, um de cada grande área do conhecimento. O resultado será divulgado até 30 de setembro. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro deste ano, em Brasília.

Nenhum comentário: