sexta-feira, 28 de março de 2008

Prêmio Ethos-Valor, dirigido a professores e estudantes universitários, chega à 8ª edição

Por Maria Luiza Malozzi, do Instituto Ethos

O Prêmio Ethos-Valor (PEV), realizado pelo Instituto Ethos, Uniethos e o jornal Valor Econômico, chega à 8ª edição para premiar os trabalhos de professores e estudantes universitários de graduação e pós-graduação nos temas de responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável. A primeira edição do PEV aconteceu em 2001, e desde então foram mais de 2.100 trabalhos inscritos.

De acordo com Luciana Aguiar, da área de mobilização e relacionamento com a academia do Uniethos, o PEV começou como um prêmio que avaliava apenas trabalhos relacionados a responsabilidade social empresarial. A partir de 2006, passou a agregar o tema desenvolvimento sustentável, o que levou o número de trabalhos inscritos relacionados a esse tema crescer consideravelmente. "O perfil dos candidatos é o de pessoas idealistas, que acreditam que possam contribuir para o movimento de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável", avalia Luciana.

Com o trabalho "Inteligência competitiva para o desenvolvimento sustentável", Sidarta Ruthes foi um dos vencedores do PEV 6ª edição. Para ele, o prêmio possibilita uma reflexão sobre os temas em discussão e permite aos candidatos estudar, pesquisar e consolidar idéias referentes aos temas, contribuindo para a construção de conhecimento e posicionamento frente aos ideais. "O prêmio faz estimular a produção e o debate, no âmbito acadêmico, sobre a responsabilidade social empresarial e o desenvolvimento sustentável, questões emergentes e de suma importância na promoção de uma sociedade mais justa e na garantia de sobrevivência do planeta Terra e, conseqüentemente, das futuras gerações", diz Ruthes.Os participantes que chegam à final do prêmio têm a oportunidade de se tornar um dos integrantes do grupo de Multiplicadores da RSE.

Esse grupo reúne vencedores e finalistas, que são convidados a realizar palestras em eventos universitários, ajudando na disseminação nos assuntos relacionados a sustentabilidade e RSE. Para Lílian Aligleri, vencedora do PEV por duas vezes, uma como estudante e outra como professora, isso contribui para o currículo dos participantes, pois destaca o profissional como um cidadão engajado e com valores de vida. "É importante ressaltar que se cria uma grande rede de relacionamento que motiva e incentiva na realização de novos projetos", afirma Lílian. "Além disso, o prêmio ampliou minhas perspectivas profissionais e acadêmicas com convite para palestras, aulas em cursos de pós-graduação e contribuiu para a minha seleção no curso de doutorado em administração".

Fabrício Rebello, que foi finalista, acredita que os participantes do PEV ganham reconhecimento e estímulo para continuar com dedicação na busca de alternativas viáveis para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, por exemplo, mesmo que algumas vezes isso pareça utópico. "A repercussão social e o interesse dos estudantes e professores universitários em desenvolver novas pesquisas e trabalhos nessa área representam uma tendência de ampliação dessas abordagens. Acredito que o prêmio tem o mérito de incentivar e aprofundar o debate sobre a responsabilidade social das empresas e o desenvolvimento sustentável em várias esferas da comunidade nacional", finaliza.

Prêmio Ethos-Valor 8ªedição

Pré-Inscrições pela Internet: até 31 de março de 2008
Envio dos trabalhos pelo correio: até 1º de abril de 2008
Premiação: prevista para o início de setembro de 2008Mais informações: http://www.premioethosvalor.org.br ou pelo e-mail premio@uniethos.org.br

Nenhum comentário: