sexta-feira, 14 de março de 2008

Livro ensina como fazer receitas com caprinos e ovinos

Uma deliciosa viagem pelo mundo da gastronomia é proporcionada nas páginas do livro Sabores das Carnes Caprina e Ovina, que será lançado na quarta-feira(12), no espaço Gourmet da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco) 2008.

A publicação é editada pela Embrapa Caprinos e Embrapa Informação Tecnológica, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Feinco, um dos maiores eventos do setor na América Latina, será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 11 e 15 de março.

Durante o lançamento, o editor técnico do livro, Antônio Cézar Rocha Cavalcante, comandará a cozinha interativa do espaço Gourmet Savana no preparo de seis pratos selecionados entre os mais de cem apresentados na obra.

A publicação mostra o preparo de receitas garimpadas pela equipe de autores entre inúmeros colaboradores e parceiros da Embrapa Caprinos. Em um arrojado trabalho de equipe, especialistas em nutrição, culinária e economia doméstica, além de criadores, produtores, extensionistas, foram consultados sobre as receitas.

Conversa com o leitor
O livro começa com uma conversa com os leitores sobre os prazeres da carne caprina e ovina abordando também a produção de carne no mundo e no Brasil, cuidados com o abate e conservação e demonstrações sobre os tipos de cortes. A obra ainda descreve as características e funções de temperos e as propriedades nutricionais com tabelas de nutrientes.Mostra, por exemplo, que a carne caprina assada apresenta menor concentração de gordura saturada que as carnes bovina, ovina, suina e de aves.

O livro foi escrito por uma equipe multidisciplinar formada pelo engenheiro agrônomo José Almir Martins de Oliveira (funcionário aposentado da Embrapa Caprinos); pelo bacharel em letras Hermenegildo Sampaio do Vale Jr (funcionário aposentado da Embrapa Caprinos); pelo médico veterinário, doutor em Ciências e pesquisador da Embrapa Caprinos, Antônio Cezar Rocha Cavalcante e pela doutora em Nutrição e Bioquímica, Miranice Gonzaga Sales.
São 82 páginas onde se seguem 21 receitas com carne caprina, 62 com carne ovina e 24 receitas de pratos e molhos especiais. A viagem gastronômica envolve desde pratos requintados, como costeletas de carneiro à duquesa ou carne caprina agridoce, a receitas regionais como a buchada de carneiro e o sarapatel, passando por deliciosos molhos como vinha d'alhos e de hortelã.
As receitas são ilustradas com fotografias dos pratos produzidos por uma das culinaristas mais famosas do Ceará, Bel Castro. As imagens, que enchem os olhos e atiçam a gula, foram captadas pelas lentes do renomado fotógrafo cearense Gentil Barreira, cuja carreira de 43 anos tem como marca um mergulho na cultura nordestina, bem retratadas em exposições como ´The Cearense Photografers´ (New Hapshire-EUA / 1988) e ´Faces of Northeastern of Brazil´ (Washington-EUA / 2001).

Experiência pessoal
A chefe geral da Embrapa Caprinos, Maria Pinheiro, diz que o livro é uma construção coletiva, que leva aos leitores os diferentes sabores observados em mais de 30 anos de trabalhos realizados pela Embrapa Caprinos para o desenvolvimento das cadeias produtivas da ovinocaprinocultura.
Ela salienta que a maior parte do conteúdo da obra foi escrita com base na experiência pessoal de diferentes colaboradores e instituições parceiras. "Foram acrescentados conhecimentos complementares obtidos na Embrapa Caprinos e em outras instituições de pesquisa, bem como informações adquiridas de empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural, de universidades, da Coordenação-Geral de Informação Documental Agrícola, de associações de criadores, de empresas privadas, de mestres-cucas e de culinaristas", diz.

Nenhum comentário: