sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Mais vagas para deficientes

Em 2007, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) atuou na contratação de 1,5 mil estagiários com deficiência, com um aumento de 85% em relação ao ano anterior, quando 810 jovens foram recrutados por empresas interessadas em exercer essa modalidade de responsabilidade social.
Há nove anos, o CIEE mantém um programa diferenciado, que inclui o cadastramento e encaminhamento de jovens com limitações físicas, visuais, auditivas ou intelectuais, para capacitação prática em empresas e órgãos públicos. O Programa CIEE Pessoas com Deficiência objetiva contribuir para solucionar o maior obstáculo à inserção efetiva de deficientes no mercado de trabalho: a falta de capacitação dos candidatos.
"Embora não conte para o cumprimento da Lei de Cotas (Lei 8.213/91), cada vez mais o estágio vem sendo reconhecido pelas empresas como o mais eficiente instrumento de capacitação não só de deficientes, como de estudantes em geral, antes da contratação efetiva", afirma Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE.
Além do estágio, outras opções para preparação desse segmento para o mercado de trabalho estão disponíveis no leque de serviços oferecidos pelo CIEE, caso das oficinas presenciais de capacitação e desenvolvimento atitudinal, ministradas por solicitação das empresas parceiras, tanto para estagiários como para funcionários efetivos.
Sobre o CIEE
Fundado há 43 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos. Nessas quatro décadas, já inseriu por meio do estágio quase sete milhões de jovens estudantes no mercado de trabalho, contando com a parceria de 220 mil empresas e órgãos públicos. Mantido pelo empresariado brasileiro, sua atuação se pauta pela legislação específica para o estágio: a Lei 6.494/77 e seu decreto de regulamentação (87.497/82).

Nenhum comentário: