sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Concurso de fotos da Vida Selvagem


O Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo da Vida Selvagem) é a maior competição de fotografia ambiental em todo o mundo, e protagoniza no âmbito internacional a produção de representações artísticas da natureza. O concurso, anual e aberto aos apaixonados por fotografia de todas as idades, atraiu no ano passado mais de 32 mil inscrições vindas de 78 países. Este é o primeiro ano que as inscrições estão abertas e sendo divulgadas no Brasil, e há expectativa de que surjam grandes talentos e produções sobre a mais diversa fauna, flora e paisagem do mundo.

Desde o remoto e selvagem sub-Ártico ao norte do Quebec até os quintais iluminados por neon ao norte de Tóquio: começou a busca pela melhor fotografia da vida selvagem do ano. O Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo da Vida Selvagem) está em sua 44ª edição e oferece prêmios de £100 (cem libras esterlinas) a £10 mil (equivalente a aproximadamente R$ 34.520,00). As inscrições abriram no dia 17 de janeiro, e as imagens podem ser entregues até 24 de março (por correio) ou até 31 de março (pela internet, http://www.carteiroxpress.com/ws/cr_red.php?userID=5872&useID=36677&url=http://www.nhm.ac.uk/wildphoto&email=fNJ%252F0zKwZSR9WVJ2pQTviUZNJ8xOzAOtSLnnHneKj64%253D&urlText=www.nhm.ac.uk/wildphoto ou no site em português http://www.nhm.ac.uk/visit-us/whats-on/temporary-exhibitions/assets/wpy-08-r
eturn-of-entries-portugese.pdf).

Para zoólogo Mark Carwardine, presidente do júri de 2008 e vencedor de prêmios como escritor e fotógrafo, essa é uma grande oportunidade para os fotógrafos interessados na vida selvagem. Para Carwardine, o importante para o concurso não é o que se fotografa, mas a forma como se fotografa. “Contrariando o receio de muita gente, imagens de espécies comuns e que fazem parte do cotidiano têm a mesma chance de vencer que imagens de espécies mais exóticas, raras e incomuns. Pensando nisso, os fotógrafos se jogam no chão, escalam alturas, buscam associações não convencionais, levantam cedo e retornam tarde da noite. São aficionados, determinados a conseguir algo diferente”, afirma.

Após o resultado do concurso, cerca de 100 imagens selecionadas dentre as 20 categorias serão expostas numa mostra internacional, que começa no Museu de História Natural de Londres em outubro de 2008, e segue excursionando pelo mundo, inclusive no Brasil pela primeira vez este ano. As imagens vencedoras serão publicadas num suplemento especial da edição de novembro da revista BBC Wildlife e num catálogo comemorativo de capa dura editado pela BBC Books.

O Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo da Vida Selvagem) é organizado pelo Museu de História Natural e revista BBC Wildlife, detentora dos direitos do concurso. No Brasil, a exclusividade sobre direitos de exposição deste concurso é da Via Gutenberg, consultoria especializada em concepção e gestão de investimentos de sustentabilidade empresarial com foco em desenvolvimento cultural e socioambiental.

Categorias:
ü Adultos concorrem em 11 categorias: Animais em seu ambiente; Comportamento animal: aves; Comportamento animal: mamíferos; Comportamento animal: outros animais; Mundo subaquático; Retratos de animais; Em louvor às plantas; Vida selvagem urbana e de jardim; Natureza em preto-e-branco; Perspectivas criativas da natureza; Locais selvagens. A categoria “Mundo subaquático” tem o apoio do projeto AWARE Foundation.

ü O concurso Jovem Fotógrafo da Vida Selvagem possui três categorias etárias: dez anos ou menos; de 11 a 14 anos; e de 15 a 17 anos

ü As quatro premiações especiais são, primeiramente, o Prêmio Eric Hosking, dado ao melhor portfólio de seis imagens tiradas por fotógrafos de 18 a 26 anos; o Prêmio Gerald Durrell para Espécies Ameaçadas, dadas à melhor imagem de espécies oficialmente incluídas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN; e o Prêmio Terra, que busca pôr em foco as interações entre humanos e o mundo natural. A quarta premiação especial é uma novidade para 2008: Prêmio de Comprometimento com a Vida Selvagem pelo Conjunto da Obra, dado ao fotógrafo cuja carreira dedicada à vida selvagem seja considerada digna de premiação.

ü Os vencedores dos dois maiores títulos do concurso, de Fotógrafo da Vida Selvagem e de Jovem Fotógrafo da Vida Selvagem, são selecionados entre os vencedores das várias categorias.

Notas:
1 - Em resposta à crescente popularidade que a fotografia digital tem tido entre os inscritos no concurso – em 2007, 91% das imagens inscritas eram digitais – foi elaborado um podcast de 20 minutos, que pode ser acessado gratuitamente em http://www.carteiroxpress.com/ws/cr_red.php?userID=5872&useID=36677&url=http://www.nhm.ac.uk/wildlifephoto/podcast&email=fNJ%252F0zKwZSR9WVJ2pQTviUZNJ8xOzAOtSLnnHneKj64%253D&urlText=www.nhm.ac.uk/wildlifephoto/podcast, contendo entrevistas com os jurados de 2007 e também com os fotógrafos vencedores. Narrado pela apresentadora do programa Front Row, da BBC, Charlotte Mullins, o material aborda a maneira como fotógrafos da vida selvagem utilizam este meio para capturar imagens dramáticas do mundo natural e apresenta uma investigação sobre o declínio do filme fotográfico tradicional. Assim, os fotógrafos dão suas dicas para conseguir cliques campeões, enquanto jurados como Mark Carwardine and Rosamund Kidman Cox especulam sobre o impacto que o desenvolvimento da fotografia digital pode ter na fotografia da vida selvagem.


Nenhum comentário: