domingo, 24 de fevereiro de 2008

Dorina de Gouvêa Nowill recebe homenagem

Dorina de Gouvêa Nowill, presidente emérita e vitalícia da Fundação Dorina Nowill para Cegos, recebe em 5 de março, homenagem da Associação Macaense de Apoio aos Cegos - AMAC. A entidade da cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, vai inaugurar um busto de Dorina, em reconhecimento ao trabalho realizado por ela em prol das pessoas com deficiência visual no País. O evento, fechado para convidados, faz parte das atividades da I Jornada Nacional da Solidariedade, que tem o objetivo de garantir os direitos de cidadania das pessoas com deficiências física, sensorial e intelectual. Mais informações do evento no site www.jornadanacional.com.

"É muito gratificante ser reconhecida pelo trabalho que venho desenvolvendo ao longo dos anos, mas é preciso deixar claro que ainda há muito a ser feito em prol dos deficientes visuais do nosso país. Temos um longo caminho a percorrer", ressalta Dorina.Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos - Instituída em 1946, a Fundação Dorina Nowill tem o objetivo de favorecer a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão por meio de ações educativas e culturais.

A iniciativa de criar a Fundação foi da professora Dorina de Gouvêa Nowill, cega desde os 17 anos. A Fundação atua na produção de livros em braille, falados e digitais. Oferece programas de atendimento especializado ao deficiente visual e sua família, que inclui as áreas de reabilitação visual, com avaliação inicial do caso, clínica de visão subnormal, educação especial com reabilitação, orientação e colocação profissional do deficiente visual.

Nenhum comentário: