sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

IOC lança nova pós-graduação


Agência FAPESP – O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) lançou um programa inédito de pós-graduação em biologia computacional e sistemas no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro.
Segundo o IOC, o objetivo é ensinar técnicas e abordagens das ciências exatas e engenharias visando ao desenvolvimento de soluções para problemas biológicos, conhecimento amplamente aplicado, por exemplo, nos estudos de genômica, proteômica e estudos de expressão em grande escala.
O programa, de caráter multidiscplinar, credenciou seus cursos de mestrado acadêmico e doutorado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2007, com conceito 4. São três áreas de concentração: Biologia molecular estrutural; Genômica funcional, evolução e filogenômica; e Sistemas de informação e métodos computacionais.
Em cada área, são oferecidas poucas disciplinas obrigatórias e um grande elenco de disciplinas eletivas. Os estudantes desenvolverão projetos de pesquisa nos laboratórios do IOC e do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto Militar de Engenharia e Laboratório Nacional de Computação Científica.
O IOC destaca a importância de que os candidatos tenham conhecimentos básicos em álgebra linear computacional, biologia de sistemas, biologia celular e molecular, bem como computação.
Podem se inscrever profissionais das áreas das ciências biológicas e biomédicas, ciências exatas ou engenharias que atuam ou pretendam atuar na pesquisa ou setor produtivo, interessados no estudo de soluções de problemas biológicos em diferentes escalas e níveis de complexidade.
Devem possuir ainda perfil para fazer o uso de abordagens interdisciplinares nas áreas de biologia molecular estrutural, genômica funcional, evolução, filogenômica, sistemas de informação e métodos computacionais. Mais informações: www.ioc.fiocruz.br/ensino

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