segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Semana de Prevenção de Acidentes acontece na Embrapa Pecuária Sudeste

De São Carlos (SP)

A Embrapa Pecuária Sudeste realiza de segunda (dia 10.12) a quinta-feira (dia 13.12) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat 2007), com palestras e reuniões que este ano abordarão a preparação para a aposentadoria, saúde ocupacional, equipamentos de proteção individual, além da segurança e boas praticas em laboratórios.O tema sobre preparação para a aposentadoria é de especial importância este ano, pois muitos empregados, não só em São Carlos, mas também nas unidades da Embrapa em todo o Brasil, vão se aposentar em 2008 e 2009. A empresa lançou em 2005 um Plano de Demissões Incentivadas, com duração até 2009, que dá alguns benefícios, para aposentadoria, àqueles que tenham muito tempo de casa e de idade, segundo normas pré-estabelecidas.“A saída desse pessoal está dando oportunidade para contratações, por meio de concursos, de jovens profissionais, de diversas áreas”, diz o chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Nelson José Novaes. Entre esses profissionais e áreas de atuação, destacam-se pesquisadores (como ecólogos, biólogos, agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros agrícolas, engenheiros de alimentos), transferência de tecnologia, comunicação social (jornalistas, relações públicas e publicitários), técnicos agrícolas, técnicos e auxiliares administrativos e de secretaria, trabalhadores rurais, entre outros.Para Leandro Peixoto Escrivani, técnico de Segurança do Trabalho da Embrapa Pecuária Sudeste, “o preparo para a aposentadoria é importante, para que a pessoa continue a ser e se sentir útil e ativa, desenvolvendo atividades numa nova fase da vida. É preciso acabar com o mito de que aposentadoria e terceira idade representam doença e depressão”.
SERVIÇO
2ª feira, dia 10
10:30 h – palestra sobre “Preparação para a aposentadoria”, por psicólogo da Unimed São Carlos.
3ª feira, dia 11
10:30 h – palestra sobre “Segurança em laboratórios químicos”, por Leandro Peixoto Escrivani, técnico de segurança do trabalho da Embrapa Pecuária Sudeste.
4ª feira, dia 12
14 h às 18 h – exposição de equipamentos de proteção individual, com palestra de Alexandre Braga Netto, da De Santis Distr. Ind.
5ª feira, dia 13
10:30 h – palestra sobre “Saúde ocupacional”, por Agostinho Neto, médico da Unimed São Carlos.
14:30 h – palestra sobre “Efeito do campo eletromagnético na saúde humana”, por João Takashi - FIT.

Nenhum comentário: