De 12 a 21 de dezembro, o Museu do Clube da Esquina, em Belo Horizonte, abre suas portas com a Exposição Clube da Esquina 35 anos – Uma Obra de Arte. A Petrobras, maior patrocinadora da cultura brasileira, é apoiadora desse projeto, que levará ao público as fotos, discos e instrumentos dos artistas mineiros que marcaram a história da MPB.
A mostra faz uma homenagem aos 35 anos de gravação do disco duplo de Milton Nascimento e Lô Borges, uma produção que mudou a música mineira e colocou aquela geração de artistas entre os destaques da música nacional. Parte do acervo acumulado em quatro anos de funcionamento do Museu será exibida com fotos, discos, instrumentos, documentos, manuscritos e objetos pertencentes aos artistas do Clube da Esquina. Entre seus expoentes, estão nomes como Wagner Tiso, Toninho Horta, Robertinho Silva, Joyce e Beto Guedes. A exposição mostrará também o projeto arquitetônico da instalação física do museu e um vídeo com depoimentos dos artistas. A curadoria é de Cafi, principal fotógrafo e criador de premiadas capas dos discos do Clube da Esquina.
O Museu do Clube da Esquina é um projeto patrocinado pela Petrobras desde o início de suas atividades, em 2004. Criado pela Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina, o projeto nasceu com o objetivo de preservar e divulgar o acervo físico e artístico do grupo. Inclui depoimentos, fotografias, documentos, vídeos e áudio daquele importante momento da cultura brasileira, quando a obra de jovens compositores, cantores, músicos e poetas de Minas Gerais passou a fazer parte da vida e do sentimento dos brasileiros. A partir das ruas e palcos de Belo Horizonte, o Clube da Esquina estendeu suas raízes e criou admiradores pelo mundo afora.
O projeto abrange desde o programa de pesquisa documental até o registro de memória oral através do mapeamento das pessoas ligadas ao grupo e da gravação dos seus depoimentos em vídeo digital. O patrocínio contempla ainda a atualização e ampliação do website do museu (www.museudapessoa.net/clube) e a aquisição de vídeos e filmes referentes ao contexto sócio-cultural em que surgiu o grupo.
Ao patrocinar o Museu Clube da Esquina, a Petrobras tem como objetivo contribuir com a permanente construção da memória cultural brasileira, consolidando o trabalho de resgate, recuperação, organização e registro da cultura material e imaterial do Brasil, além de buscar a ampliação do acesso a esse patrimônio. Na área de música, também já foram restaurados os acervos de Tom Jobim, Radamés Gnatalli e Francisco Mignone. Em sua política de patrocínios, a Companhia se empenha em defender e valorizar a cultura brasileira, atuando em articulação com as políticas públicas para o setor e focada na afirmação da identidade brasileira.
O Museu do Clube da Esquina é um projeto patrocinado pela Petrobras desde o início de suas atividades, em 2004. Criado pela Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina, o projeto nasceu com o objetivo de preservar e divulgar o acervo físico e artístico do grupo. Inclui depoimentos, fotografias, documentos, vídeos e áudio daquele importante momento da cultura brasileira, quando a obra de jovens compositores, cantores, músicos e poetas de Minas Gerais passou a fazer parte da vida e do sentimento dos brasileiros. A partir das ruas e palcos de Belo Horizonte, o Clube da Esquina estendeu suas raízes e criou admiradores pelo mundo afora.
O projeto abrange desde o programa de pesquisa documental até o registro de memória oral através do mapeamento das pessoas ligadas ao grupo e da gravação dos seus depoimentos em vídeo digital. O patrocínio contempla ainda a atualização e ampliação do website do museu (www.museudapessoa.net/clube) e a aquisição de vídeos e filmes referentes ao contexto sócio-cultural em que surgiu o grupo.
Ao patrocinar o Museu Clube da Esquina, a Petrobras tem como objetivo contribuir com a permanente construção da memória cultural brasileira, consolidando o trabalho de resgate, recuperação, organização e registro da cultura material e imaterial do Brasil, além de buscar a ampliação do acesso a esse patrimônio. Na área de música, também já foram restaurados os acervos de Tom Jobim, Radamés Gnatalli e Francisco Mignone. Em sua política de patrocínios, a Companhia se empenha em defender e valorizar a cultura brasileira, atuando em articulação com as políticas públicas para o setor e focada na afirmação da identidade brasileira.
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