domingo, 1 de junho de 2008

História da Embrapa Solos

Ao completar 33 anos no dia 28 de maio a Embrapa Solos (centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa) conta sua história. Na página da instituição carioca de pesquisa (http://www.cnps.embrapa.br) o link “Memória da Embrapa Solos” leva o visitante a um passeio pela ciência do solo no Brasil.
Parte de um projeto maior, o Memória Embrapa, a história da Embrapa Solos está dividida em três partes: origem, criação e desenvolvimento. Em “origem” é enfocado o estudo de solos relacionado a momentos da agricultura brasileira e a instituições cujas contribuições científicas vão estar na origem das atividades desenvolvidas pela Embrapa Solos.
Já em “criação” é abordado o estabelecimento do Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (SNLCS) no contexto da modernização agrícola e da fundação da Embrapa. E, em “desenvolvimento”, é discutido o direcionamento das pesquisas da Embrapa Solos no sentido de dar suporte a uma nova agricultura tropical sustentável.
Com leitura fácil e navegação web amigável a Memória da Embrapa Solos foi desenvolvida pela historiadora desse centro de referência em solos tropicais, Maria Regina Laforet.

Nenhum comentário: