sexta-feira, 6 de junho de 2008

Parceria do Ecofuturo com o CDI

São Paulo, 6 de junho de 2008 – O Instituto Ecofuturo e o CDI – Comitê para Democratização da Informática unem esforços pela inclusão digital e “literária”. Para marcar a parceria, que prevê uma série de ações cooperadas, o Instituto Ecofuturo e o CDI disponibilizarão para download nos sites www.ecofuturo.org.br e www.cdi.org.br o Passaporte da Leitura e da Escrita – um guia de 23 páginas, escrito pela educadora Maria Betânia Ferreira, que traz dicas e informações para quem quer ler e escrever melhor e de como estimular a leitura e a escrita em crianças desde o nascimento.

De acordo com Christine Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo, a parceria com o CDI tem o objetivo de somar esforços pelo acesso ao conhecimento, num clique ou num virar de página. “É muito importante reforçar que não há antagonismos entre o livro e o computador. Pelo contrário, um complementa o outro”, afirma ela. Rodrigo Baggio, diretor executivo do CDI, explica que a parceria também tem a missão de mostrar para a sociedade que a evolução tecnológica não vai substituir o livro. “Tanto o computador quanto o livro são instrumentos de educação e cultura”, fala o diretor.

Está no planejamento realização de oficinas de literatura virtuais, com conteúdos animados, para serem ministradas nas Escolas de Informática e Cidadania do CDI. “Atualmente são 753 escolas, localizadas em comunidades de baixa renda, distribuídas em 20 estados brasileiros”, afirma Rodrigo Baggio. O diretor do CDI também adianta que a parceria com o Ecofuturo prevê ainda a instalação de bibliotecas nas escolas de informática.

Sobre o Instituto Ecofuturo
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto Ecofuturo foi criado em 1999 pela Suzano Papel Celulose - que também atua como mantenedora – e atua em parceria com empresas, poder público, lideranças comunitárias, institutos e universidades nas áreas de educação e meio ambiente, centrando esforços em ações para que crianças e jovens se apropriem da palavra e absorvam valores humanistas e se disponham a multiplicar essa experiência, visando a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade.

Tem como missão promover a educação ambiental e como ideal conciliar o desenvolvimento econômico com desenvolvimento humano e conservação do meio-ambiente. Entendendo o acesso ao conhecimento como ação transformadora, implementa projetos pontuais baseados em modelos replicáveis. Conta com três principais vertentes: Programa Ler é Preciso, Parque das Neblinas e Movimento Cooperativas de Material Reciclável. Mais informações acesse: www.ecofuturo.org.br

Nenhum comentário: