segunda-feira, 23 de junho de 2008

As marcas do rei

O Museu do Futebol recebe o lançamento da exposição que relembra os momentos mais marcantes da vida do “Rei do Futebol”

Dia: 24 de junho de 2008, às 19hs
Local: Auditório do Museu do Futebol – Pacaembu
Praça Charles Miller, s/ nº - São Paulo

Na semana em que se comemora os 50 anos da conquista da Copa do Mundo de 1958, Pelé – um dos personagens centrais dessa vitória – ganha uma exposição que conta sua história. Não por acaso, “As Marcas do Rei” vai ser a primeira exposição do Museu do Futebol, que só poderia ser aberto ao público com uma homenagem ao maior atleta da história do esporte brasileiro.

A exposição é resultado da parceria entre Prefeitura de São Paulo; Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação; Figer; e Museu do Futebol e será anunciada oficialmente no dia 24 de junho, no auditório do Museu do Futebol, no Pacaembu, com a presença do próprio Pelé.

A idéia nasceu da Figer, agência de marketing esportivo que atua e contribui há mais de 38 anos para o crescimento do mercado esportivo. Além dos negócios, grandes relacionamentos também nasceram, como a amizade com Edson Arantes do Nascimento. "As Marcas do Rei" é um projeto fruto desta amizade e parceria, firmada ao longo destes tantos anos. A exposição, com peças inéditas e nunca vistas, é do acervo pessoal do maior atleta de todos os tempos.

"Nosso excelente relacionamento com o Pelé, nos ajudou muito a colocar em prática a idéia de fazer a exposição. Ele é uma figura admirada por todas as gerações, além de ser peça chave de uma história que está completando 50 anos nesse ano. Brasília receberá a exposição de 25 de junho a 25 de julho e, em seguida, a cidade de São Paulo. Todos poderão conhecer e relembrar as conquistas e momentos de sua gloriosa trajetória", diz Alan Cimerman – diretor geral da agência de marketing esportivo do grupo.

“A Prefeitura de São Paulo se preocupa com a preservação da memória esportiva nacional. Realizar a exposição do maior atleta do século é um dos maiores exemplos de que podemos oferecer isso à população paulistana”, explica Walter Feldman, Secretário de Esportes da Cidade de São Paulo. Além da parceria com a Secretaria, a exposição contará com o apoio da rede de academias Pelé Club e da Visa Vale.

No dia 24, os convidados conhecerão, com exclusividade, uma amostra do que será a exposição. Por meio de vídeos, dos mais variados objetos, como a Bola de Ouro do milésimo gol, imagens e muitas homenagens recebidas ao longo dos anos, será contada parte da história do atleta do século. "Quando soube da idéia fiquei muito honrado, principalmente por ter vindo de grandes amigos e parceiros que viveram grande parte desta história comigo. Este acervo é uma oportunidade de mostrar ao público os melhores momentos da minha vida, antes e depois do futebol", afirma o “Rei” Pelé.
A exposição contará com seis ambientes que vão abordar os temas: Santos, Seleção Brasileira, New York Cosmos, Homenagens. Além disso, "As Marcas do Rei” revê não só a trajetória profissional, mas também outras épocas. Como a infância do craque, que relembra momentos inusitados como a caixa de engraxate que lhe rendeu o primeiro salário. "Com ela consegui 400 réis. Há alguns anos, quando descobri que minha mãe a havia guardado, quase não acreditei", recorda o ex-jogador. O rádio de seu pai, com o qual escutou a final da Copa de 1950, também é outro destaque. Ao ver o pai desconsolado com a eliminação brasileira, Bilé (a origem do apelido de Pelé) prometeu vencer um mundial de futebol um dia.

Nenhum comentário: