segunda-feira, 9 de junho de 2008

Livro de Marketing Social

Investimentos corporativos em programas de responsabilidade socialpossuem baixo retorno para as empresas por causa da distorção entremarketing de causas sociais e marketing social

O consultor Miguel Fontes lança livro Marketing Social – NovosParadigmas, onde esclarece o conceito e propõe reflexões e novas ferramentaspara o mercado social Abril de 2008 – A maior parte dos investimentos realizados pelas empresas naforma de programas de responsabilidade social não se utiliza das ferramentas de marketing social, o que contribui para a sua baixa eficácia. Para MiguelFontes, doutorando em saúde pública internacional pela Johns Hopkins University e diretor da John Snow do Brasil Consultoria (www.johnsnow.com.br), a principal causa é a distorção feita entre marketing de “causas sociais” e marketing social.

O primeiro está relacionado àvalorização da marca da empresa no engajamento em promoções sociais (como as campanhas feitas para arrecadar recursos a uma determinada entidade assistencial). Marketing social, na verdade, está relacionado à área desaúde pública e implica em desenvolver inovações sociais que provoquemmudança de comportamento, atitudes e práticas individuais e coletivas. “Ao confundir as duas coisas, as empresas acabam por não ter uma referênciaexata sobre o resultado dos seus investimentos. Não sabem avaliar comexatidão qual o benefício para a sociedade ou o valor agregado às suasmarcas”, considera Miguel Fontes. Este é um dos temas que o seu livro Marketing Social – Novos Paradigmas (Editora Campus/Elsevier, 110 páginas),propõe a esclarecer.

Voltada para profissionais do setor público e privado,estudantes e professores universitários, a obra é a primeira no Brasil aapresentar o verdadeiro contexto e conceito do marketing social no mundo.Além disso, coloca à disposição todas as ferramentas a serem utilizadas no desenvolvimento de um efetivo plano de marketing social. “Um programa social que não se utiliza das ferramentas de marketing social pode cair no simplismo promocional, atividades puramente assistencialistas e na falta deimpacto”, alerta.

No Brasil e no mundo, o conceito de marketing social se torna ainda maisimportante quando se constata que a principal causa de mortandade emortalidade não está mais relacionado ao contágio de doenças infecciosas,mas ao comportamento humano (violência, obesidade, hábitos alimentares não saudáveis, fumo, sexo sem preservativo etc.). Para o autor, as ferramentas do marketing social são as únicas que oferecem ao gestor social a capacidadede identificar rapidamente erros, estabelecer estratégias a partir darealidade dos públicos adotantes e demonstrar qual o benefício econômico em valores monetários dos investimentos feitos na área social.

Sobre o livro:Marketing Social – Novos ParadigmasEditora Campus/Elsevier210 páginasPreço: R$ 55,00

Nenhum comentário: