sexta-feira, 6 de junho de 2008

Forte de Copacabana expõe ‘Esculturas do Mar’, com madeira reciclada



Fica em cartaz até o dia 22 de junho de 2008, a exposição “Esculturas do Mar”, composta de cerca de 150 obras do artista plástico Antonio Fernando Varela. Essas esculturas fazem parte de um processo criativo e experimental do artista, que transforma elementos poluidores, como peças de madeiras encontradas na Baía de Guanabara, em verdadeiras obras de arte.

“É muito importante levar essa exposição para um espaço como o Forte de Copacabana, onde circulam turistas nacionais e estrangeiros, como forma de evidenciar o problema da poluição dos nossos mares, rios e lagoas e também para o desmatamento de nossas florestas.” – afirma Antonio Fernando Varela.

As esculturas têm tamanhos variados, de 20 cm a 2,20 m, e agregam beleza e cores às formas da madeira. Como se estivesse em seu ateliê, nos primeiros dias da exposição, o artista Antonio Fernando irá montar e pintar, no local, algumas esculturas, para que o público possa conferir de perto o trabalho do artista.

Para Antonio Fernando sua inspiração se baseia na produção artística de Frans Krajcberg. “Sou um grande admirador da obra de Krajcberg, porque ele soube fazer, de forma magistral, a releitura da paisagem.” - declara o artista.

De engenheiro agrônomo a artista plástico

Antonio Fernando Varela, 57 anos, engenheiro agrônomo por formação e hoje artista plástico, começou a experimentar a pintura aos 15 anos, quando fez vários desenhos e pinturas nas portas da sua casa, com simbolismos de problemas sociais da época.

Formou-se em engenharia agronômica, em 1973, e administrou grandes fazendas no estado do Rio de Janeiro. Muitos anos depois, retornou aos lápis de desenho, lápis cera e pastel, na busca das cores. Passou em seguida a trabalhar o óleo sobre tela, ainda como autodidata.

Realizou cursos de desenho e de pintura no Parque Lage. Em 2004 o artista passa por uma nova fase - pintura com tinta acrílica, e tem pela frente, como desafio, a doença de Parkinson.

Em 2007 inicia o trabalho com esculturas, num processo ecologicamente correto, na sua contribuição ao meio ambiente.

Antonio Fernando Varela tem diversas premiações como artista plástico, tanto em pintura contemporânea, como em escultura, com destaque em criatividade.

Serviço:
Exposição “Esculturas do Mar”
De terça a domingo, das 10 às 18 horas – até 22 de junho

Nenhum comentário: