quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Curso Botinho

Do Rio de Janeiro

O Curso Botinho encerrou no dia 31/01, às 9h, no 2º Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (G-Mar), na Barra da Tijuca, sua turma de 2008. A cerimônia de encerramento aconteceu na praia da Barra da Tijuca e contou com entrega de medalhas para os melhores alunos e troféu para a melhor equipe. O evento teve a presença, entre outros, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Marco Cruz Machado.

Neste ano, 18 mil alunos tiveram 30 dias de aula, com atividades em 35 praias do Rio de Janeiro e envolvimento de 22 mil pessoas, entre pais, instrutores e outros. Patrocinado pela Petrobras desde 2003 e realizado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o curso proporciona a jovens e crianças condições de usufruir do banho de mar com segurança, especialmente no litoral do Estado do Rio de Janeiro. O próximo curso ocorre em janeiro de 2009.

O Curso Botinho inclui técnicas de abordagem e salvamento de pessoas em situações de afogamento, biologia marinha, meteorologia, oceanografia e a relação das correntes marítimas, marés, ondas e valas nas praias, além de educação ambiental, segurança em praias, rios, lagos e lagoas. Os alunos passam por uma adaptação com atividades de alongamento e natação e recebem treinamento em ações preventivas, como patrulhamento, observação de locais perigosos, sinalização e orientação aos banhistas.

Além de melhorar a convivência das crianças e jovens com o mar e aumentar sua segurança, o curso garante maior tranqüilidade aos pais. Proporciona integração entre jovens de diferentes faixas etárias e classes sociais e funciona como prevenção ao uso de tabaco, álcool e drogas, além de o convívio diário com os guarda-vidas ter reflexos positivos na disciplina. Enquanto as crianças e jovens participam do treinamento, as mães formam turmas com atividades de educação física e jogos de praia.

4 comentários:

Christina Moraes disse...

olá!
Projeto Botinho é tudo de bom. Frequento há 12 anos c/minhas filhas, começaram como golfinhas, mobis e tubaroa (são tres meninas), no momento só tenho a caçula c/13anos que ainda frequentará até os 18 anos, todas as tres amam.
É muito importante o convívio c/a natureza e sempre foram bem instruídas pelos guarda vidas, os passeios em florestas, caminhadas, educação civil e militar, disciplina dentro e fora de casa. ó só, BOTINHO É DEMAIS!!!!!!!!!

Simplesmente Eu!!! disse...

Quero saber qdo abrirá as inscrições para o próximo projeto Botinho em janeiro de 2009.
Onde que poderei fazer as inscrição.
Estou ansiosa pra q aconteça logo, tenho muito para aprender.

Cintia disse...

Eu tb quero inscrever meu filho...
Alguma novidade?

Cris disse...

as inscrições já estão abertas! informações pelo telefone 2295-8585