sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Incubadora da Veiga aposta na área ambiental

Do Rio de Janeiro

Das cinco novas empresas selecionadas para incubação, o Núcleo de Empreendedorismo da Universidade Veiga de Almeida escolheu duas que vão atuar na área ambiental. São a Rellix, usina de reciclagem de entulho, e a Mangá Ambiental, que busca promover educação ambiental para os jovens com publicações produzidas por meio da técnica de desenho japonesa.

Criada por Rodrigo Rosa e Carlos André, dois estudantes de Engenharia de Produção, a Rellix será a primeira usina de reciclagem de entulho no estado do Rio de Janeiro. Com investimento estimado entre R$ 700 mil e um milhão de reais, a usina terá capacidade para processar 40 toneladas por hora. O retorno financeiro deve ser alcançado em dois anos.

A reciclagem de entulho já uma realidade em Minas Gerais e Espírito Santo que já possuem programas funcionando com sucesso. No momento, a Rellix busca parcerias com empresas e prefeituras fluminenses para se estabelecer. Volta Redonda e Resende já demonstraram interesse no projeto. Por conta da grande produção de entulhos, a prioridade dos jovens empreendedores é se instalar inicialmente no município do Rio.

Entre as utilidades do entulho reciclado estão servir de base para pavimentação, grande indústria da construção civil e até na decoração. O equipamento utilizado é o mesmo da indústria de mineração.

Já a Mangá Ambiental aposta na criação de cartilhas feitas com papel reciclado, patrocinadas por escolas e empresas, para promover a conscientização da preservação do meio ambiente. A técnica escolhida tem como objetivo facilitar a comunicação com o público jovem. A expectativa é que o novo negócio dê retorno em um ano. O CEFET-Rio desenvolve junto com a empresa um projeto-piloto.

As outras empresas selecionadas são da área de Jóias: Gemini, voltada para produção de publicações especializadas; Madalena Chianello, com peças personalizadas para as classes C e B; e L5, com jóias exclusivas para o público AAA. Na pré-incubação, estão a Paradigma, produtora de jogos educacionais para as escolas, Biblioteca Virtual, na área de Saúde, e Mix Viagens e Turismo, para atender as demandas do crescente público da Terceira Idade.

Nenhum comentário: