sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Banda da Rua do Mercado


Sem dúvida: quem não gosta de samba, bom sujeito não é... é ruim da cabeça.... ou doente do pé.


E não somos nós que vamos discutir esta!


Uma turma de jornalistas dos bons tempos - e de boa cepa - criou, há 11 anos, a Banda da Rua do Mercado, nos arredores da Praça XV.


Reduto, para quem não é da cidade, de fatos históricos (justo agora nos 200 anos da chegada da família real!) e ali nas proximidades do burburinho do mercado financeiro e a Bolsa de Valores do Rio.


Pois, não poderia deixar de ser, tudo acaba em samba.


Vale mesmo conferir!


Vejam o recado que nosso amigo Carlos Alberto -um dos fundadores do bloco, carioca ilustre, atualmente "exilado" em Brasília - nos manda para o blog:


Caros fundadores e diretores, companheiros e amigos da Banda da Rua do Mercado:
A Banda da Rua do Mercado completa este anos 10 anos de existência. Fundada a 11 de fevereiro de 1999 por jornalistas, trabalhadores do mercado financeiro, funcionários de escritórios, estudantes, profissionais liberais, comerciantes e a população que frequenta o centro histórico do Rio, a idéia de criar uma banda de carnaval, uma banda de rua, recebeu o incentivo emocionado de Albino Pinheiro, fundador da Banda de Ipanema, que foi a madrinha da Banda da Rua do Mercado. Fortalecer o carnaval de rua e apoiar a revitalização do centro histórico do Rio foram os princípios fundadores da Banda. Em seu primeiro desfile, em homenagem ao folião anônimo do centro da cidade, foi batizada pela Velha Guarda da Mangueira e em todos os seus desfiles foi puxada pelos músicos do Cordão do Bola Preta, comandados pelo maestro Quintanilha. Milhares de pessoas desfilaram desde 1999 em nossa banda. No ano 2000 ela homenageou postumamente seu padrinho, Albino Pinheiro. Desde então, sempre escolhemos um personagem ligado ao Rio e à música popular brasileira. Já homenageamos, além de Albino, o genial Garrincha, Lamartine Babo, Ricardo Cravo Albin (nosso presidente de honra) e Rubem Confete. Este ano nosso homenageado é o jornalista e escritor Ruy Castro. Pesquisador da música popular brasileira é autor de diversos livros ligados ao Rio e sua música: uma história da Bossa Nova ("Chega de Saudade"); uma ode ao Rio ("Carnaval no fogo") e a biografia de Carmen Miranda ("Carmen"). Seu último livro é o romance "Era no tempo do rei", que se passa na chegada da Corte portuguesa ao Brasil em 1808, há 200 anos. Em suas páginas, o romance relata o Carnaval de então no centro histórico do Rio e o cenário são muitas da ruas pelas quais desfila nossa banda: a Rua do Ouvidor e a Rua da Quitanda, a Rua do Cano, hoje Sete de Setembro, a Rua Direita, hoje Primeiro de Março, o Beco do Telles, hoje Travessa do Comércio, o Largo do Paço, hoje Praça XV, a Praia do Peixe, hoje nossa querida Rua do Mercado. Portanto, a homenagem a Ruy Castro tem tudo a ver: música popular, 200 anos de chegada da Corte, 10 anos de fundação da Banda, centro histórico do Rio, Praia do Peixe, Rua do Mercado.
Este e-mail, já um pouco extenso, é para darmos um ponto de partida em nosso carnaval de 2008. Este ano temos pouco tempo e muito trabalho para botar a banda na rua. A idéia é divulgarmos para todos nossos amigos e conhecidos, que já saíram ou não na banda, as informações básicas. A principal é : A BANDA DA RUA DO MERCADO DESFILA NO DIA 31 DE JANEIRO, 5ª FEIRA. A CONCENTRAÇÃO É A PARTIR DAS 17 HORAS, NA RUA DO MERCADO EM FRENTE À BOLSA DO RIO. O DESFILE COMEÇA ÀS 19 HORAS. ESTE ANO A BANDA COMPLETA DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA E A HOMENAGEM SERÁ AO JORNALISTA E ESCRITOR RUY CASTRO.
Também a programação básica já está definida: nas próximas quintas-feiras, dias10, 17 e 24, haverá ensaios com pagode em frente ao Bar Kamikaze, a partir das 19 horas. E no domingo, dia 13 de janeiro, a partir das 13 horas, haverá feijoada e escolha da rainha e das princesas da Banda, na quadra do Salgueiro.
Ricardo Moraes
Carlos Alberto Azevedo

Nenhum comentário: