quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Universidades Federais do Pará, do Rio e de SP são premiadas

O resultado foi anunciado durante o III Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real

A Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de conquistar o título de melhor do Brasil na área de Ciências da Natureza. O resultado foi divulgado no último dia 23 de outubro, durante a entrega do “III Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real”.

As outras duas finalistas foram as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de São Paulo (USP).

A localização privilegiada da UFPA – em plena floresta amazônica – foi um fator determinante para sua escolha como a melhor desta área, que abrange os cursos de Ciências Biológicas, Geologia, Meteorologia, Oceanografia e Engenharia Sanitária. O contato direto com a natureza faz toda a diferença.

Várias disciplinas contam com matérias inteiras realizadas em campo e a produção científica começa já na graduação. Os estudantes são ainda estimulados a produzir materiais paradidáticos para serem utilizados em escolas de educação básica.

Durante o prêmio, também foram eleitas as melhores universidades públicas ou privadas de outras 12 áreas: Economia e Gestão, Ciências Agrárias e Veterinária, Ciências da Saúde, Ciências do Bem-Estar, Matemática e Informática, Ciências da Sociedade, Serviços, Comunicação e Informação, Artes e Design, Ciências dos Materiais, Elétrica e Mecânica, e Arquitetura e Construção.

Os finalistas foram identificados a partir de um universo de cursos superiores que atendem a dois critérios: ter a titulação de bacharelado (exceto Pedagogia e Educação Física, em que também são consideradas as licenciaturas) e ter turmas formadas há pelo menos um ano (até dezembro de 2005). Após essa pré-seleção, os coordenadores dos cursos recebem um formulário no qual informam os dados mais relevantes sobre os cursos e, em seguida, os consultores do Guia do Estudante – coordenadores de curso, professores e especialistas – atribuem conceitos que são convertidos em estrelas (de três representando bom a cinco representando excelente. Todo o processo de avaliação conta com a supervisão do Ibope.

Os resultados do prêmio podem ser encontrados nas bancas de todo o Brasil, como um encarte do Guia do Estudante – Melhores Universidades 2007, um dos anuários que fazem parte da família Guia do Estudante.

Nenhum comentário: