segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Comissão elege 10 finalistas do Prêmio von Martius 2007

Dos 132 projetos recebidos pela Câmara Brasil-Alemanha para a oitava edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007, 10 foram escolhidos para serem premiados no dia 7 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. A diversidade de temas se fez presente nesta edição, com trabalhos provenientes de várias regiões do País, como o sistema de pastagem ecológica, embueiramento de esgoto com o aproveitamento de pneus, convivência com a realidade semi-árida, o programa trainee em meio ambiente, projeto Globo Ecologia, tecnologia da quebra do coco babaçu, implantação e manejo de florestas em pequenas propriedades, estudo da biodiversidade, consórcio Ribeirão Lajeado e o plantio de mudas para recuperação da mata ciliar. Embora a maioria dos projetos seja representada por empresas, entidades e órgãos públicos, algumas iniciativas são individuais.

De acordo com os jurados, a qualidade técnica dos trabalhos pré-selecionados para a escolha final pode ser considerada entre boa e muito boa. "Grande parte dos projetos apresentou uma abordagem criativa com potencial de multiplicação e continuidade. São iniciativas muito diferentes entre si; algumas desconhecidas e outras já consagradas", disse um dos jurados, especialista em temas socioambientais, responsável por avaliar projetos da categoria Humanidade.

Para um dos engenheiros e especialistas em meio ambiente, jurado na categoria Tecnologia, o diferencial mais observado este ano em relação às edições anteriores é a preocupação com o social. "Ao mesmo tempo em que os projetos contribuem em prol da natureza, envolvem comunidades locais por meio da educação ambiental, possibilitando a inclusão social", exemplifica. "Projetos da categoria Natureza contaram com propostas bastante concisas, abrangendo os setores privado e social, além do Governo, com amplo impacto nas comunidades envolvidas", disse um dos avaliadores.

A categoria que mais teve iniciativas inscritas foi Humanidade, com 57 trabalhos, seguida por Natureza, com 41 e, por último, Tecnologia, com 34 projetos. Entre os critérios de escolha para avaliação dos projetos pela comissão julgadora, formada por formadores de opinião e especialistas, estão criatividade, efeito multiplicador, envolvimento comunitário, reprodutibilidade, auto-sustentabilidade, pesquisa de base, continuidade, sentido do bem comum e resultados obtidos.
Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007
Nesta edição, o Prêmio tem como patrocinadores Faber-Castell, Henkel, Petrobras, Tetra Pak e Volkswagen Caminhões e Ônibus, além do apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, InWEnt, World Wide Fund For Nature (WWF-Brasil), Suzano Papel e Celulose, Gráfica Bandeirantes, Senator Turismo e Lufthansa City Center. O prêmio é auditado pela PricewaterhouseCoopers.
A premiação foi criada pela Câmara Brasil-Alemanha, por meio de seu departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade, para reconhecer projetos promotores do desenvolvimento socioeconômico e cultural, com respeito ao meio ambiente. Este ano, o prêmio será totalmente livre de carbono, o que significa que todo o gás carbônico produzido em atividades relativas ao evento será neutralizado com atividades como queima de gás metano em aterro sanitário, uso de energia eólica e a promoção da eficiência energética. O cálculo das emissões será certificado pela empresa especializada BRTÜV.

Nenhum comentário: