sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MOVIMENTO“+ FELIZ”


UMA IDÉIA PARA ENGAJAR PESSOAS E PROMOVER VOLUNTARIADO

Agência mobiliza funcionários,clientes e fornecedores em movimento de responsabilidade social e apóia escolase comunidades do “Projeto Aprendiz”

Um movimento da indústria,comércio e profissionais liberais que objetiva conscientizar e engajar pessoas,levá-las a participar, capacitá-las em causas e tecnologias sociais e promovero voluntariado e doações: esse é o escopo do “+ Feliz”, projeto naárea de responsabilidade social lançado pela agência 141 SoHo Square.

A meta é conseguirque as pessoas se sensibilizem e participem, além de envolver e comprometer asociedade em geral, assim como fornecedores, clientes e funcionários. Paratanto, solicita a todos que doem um dia de trabalho ou de salário à campanha:“Um dia de seu trabalho pode fazer uma criança feliz!”.

Uma campanha compartilhada por muitos
Ampla campanhacriada pela 141 SoHo Square, que terá início esta quinta-feira, dia 22, com comercial de TV/Cinema, Print, Web,Hot Site, e-mail marketing e RP, está sendo bancada pelos próprios veículos decomunicação e gratuitamente produzida pelas empresas produtoras que já aderiramà idéia. Todos os seus materiais - filmes, spots de 15” e 30”, jingles de 15” e 30”, anúnciossimples e duplos para revista e jornal, cartaz para faculdades, bottons,aventais, folheto, convites eletrônicos, certificados, press kit, camisetas,kits - estarão à disposição dequalquer agência publicitária do País que decidir aderir e ajudar a divulgá-la.
O logo do projetofoi criado pelo diretor de arte Luiz Zaidan, com supervisão do diretor decriação Rodrigo Corbari.

Participações
No filme de 30 segundos, executivos de veículos e de empresas aparecemcolaborando varrendo o chão ou pintando paredes; num documentário de 5 minutos,mais de duas dúzias deles falam de seu apoio ao projeto. “O gostoso équerer somar, ajudar”, diz o cantor Daniel, um dos primeiros a aderir.“Faça você também a sua parte”. Sérgio Vieira, do grupo EspíritoSanto, acrescenta: “É um projeto que tem muitas perspectivas desucesso”. Gustavo Delamanha, do Makro, garante: “Podem contarcomigo”.

O movimento já foi apresentado a mais de 400fornecedores, clientes, profissionais de Mídia dos veículos de São Paulo epublicitários, com um apelo do CEO Mauro Motoryn para que se juntem à causa, abram espaços e tempo em suaprogramação e assinem suas próprias iniciativas. Motorynapresentou o “+ Feliz” como “um sonho que todos possam sonharjuntos” e os exortou a irem um pouco além da carreira publicitária,atuando também como bons cidadãos: “Participe. Felicidade pega. Espalheessa idéia”. Luiz Kroeff, CEO da América Latina da 141, explica queexista uma lógica de um círculo virtuoso em tudo isso: “Quando vocêpromove o bem, você vive melhor, produz melhor. Gera prosperidade. Ouseja: promover o bem ajuda o negócio”

O projeto + Feliz atuará em vários microcosmos: no aspecto pessoal, na empresa, na casa, na rua,no bairro. Além de incentivar a mídia a participar do projeto, a agência crioucertificado de participação para fornecedores que abrirem suas firmas edifundirem a idéia. Aos clientes, busca levá-los a abrirem suas empresas,participarem e doarem.

Além de um Comitê Gestor, composto pelos diversos parceiros do projeto, que controlará as doaçõese o fluxo do dinheiro, o projeto contará com a ajuda de uma auditoria externa.


"Associação Cidade EscolaProjeto Aprendiz” A cada ano, o“+ Feliz” apoiará um determinado projeto social. Para este ano,decidiu apoiar o “Associação Cidade Escola Projeto Aprendiz”,conhecido por seu trabalho em favor da educação. Um de seus programas é o“Bairro Escola”, que procura transformar os mais diversos locais emespaços educativos, promovendo o mapeamento das capacidades administrativas decada comunidade e suprindo a desconexão entre esta, empresas e PoderesPúblicos. Explorar o capital social, usando-o na sua máxima potencialidade,muitas vezes sem dispender um centavo sequer. Na verdade, funciona (re)inventando relações. Só na Vila Madalena como um todo, o “BairroEscola” já realizou bem mais de 300 intervenções. Como, por exemplo, apintura de becos, casas e inclusive paredes do cemitério, por pichadoresjuvenis. Helena Singer, diretora pedagógica, explica que o“Aprendiz” busca articular as mais diversas oportunidadeseducativas e acentua que educação não é assunto só da escola: éresponsabilidade de todos e para sempre.

O “Aprendiz” conta com patrocinadores como Avon, bancos Itaú,Unibanco, Santander, Microsoft, Intel, Pfizer, etc. assim de convênios como umcom a Unesco, que pretende colocá-lo na América Latina. Um documento deda Escola de Administração de Harvard que analisou o projeto colocou-o entre asiniciativas mais bem sucedidas de interação comunitária. Com outrosnomes, a idéia do “Aprendiz” expandiu-se rapidamente por todo oPaís. Primeiro foram as prefeituras de Nova Iguaçu (RJ) e de Belo Horizonte,onde virou “Escola Integrada”, além de São Paulo, São Bernardo, SãoCaetano, Campinas, Sorocaba, São Carlos, Barueri, Taboão da Serra, PraiaGrande Montes Claros (MG); Recife; São Luís (Maranhão), Boa Vista (Roraima).

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