segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Memorial a Tiradentes na Fazenda do Pombal

12/10/09

Da Fundação Oscar Araripe
De Tiradentes (MG)


Símbolo da liberdade nacional, o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, será homenageado com um memorial a ser construído na Fazenda do Pombal, local onde nasceu e hoje localizado no Município de Ritápolis, em Minas Gerais.
Para o juiz Auro Maia de Andrade, estudioso e grande admirador de Tiradentes, nada melhor para representar esse monumento do que asas. E é essa a ideia que se visualiza no projeto arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer e entregue, na semana passada, aos envolvidos no projeto: a Academia de Letras de São João del-Rei, a Academia de Letras Jurídicas de São João del-Rei e Tiradentes, a Fundação Oscar Araripe, a Fundação Oscar Niemeyer, o Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, entre outras.
De acordo com Oscar Araripe, um dos idealizadores, com o projeto em mãos o próximo passo é buscar recursos para a sua concretização. "Queremos fazer viver a Fazenda do Pombal e celebrar o nascimento de Tiradentes com esse monumento", afirmou.
Os mentores da iniciativa também criaram o Instituto da Liberdade Alferes Joaquim José da Silva Xavier para gerir o monumento. "O instituto é uma sociedade civil sem fins lucrativos e tem, entre seus objetivos, o estudo, a discussão e a reflexão da liberdade; o aperfeiçoamento e a difusão do sentimento cívico brasileiro da pesquisa e do ensino", afirmou José de Carvalho Teixeira, integrante da Academia de Letras de São João del-Rei.
Teixeira lembra que a intenção do grupo é mostrar o local de nascimento do maior herói brasileiro. "Será um monumento de representatividade nacional. Por isso, queremos desenvolvê-lo a nível federal com o apoio de todos", disse.
Oscar Araripe afirmou que, além da parte da construção do monumento, Niemeyer também elaborou um projeto paisagístico. "O arquiteto pensou em um projeto paisagístico para compor com as ruínas que existem na Fazenda do Pombal. É um projeto singelo e de grandiosa beleza", concluiu.
O monumento, de singela grandiosa beleza, com 70 metros de asa a asa e 30 metros de profundidade, tem as cores verde e amarela e foi criado para homenagear o grande herói brasileiro no lugar onde nasceu e foi batizado e terá além de um auditório, galeria de exposições e outras dependências, e uma frase do Alferes será inscrita no mural que encima a bela rampa da entrada.
Wainer Ávila, presidente da Academia de Letras de São João Del Rei, outro idealizador do memorial, disse que com a construção do monumento, o Brasil estará saldando uma grande dívida para com o mártir, pois o solo cívico onde nasceu passará a ser cultuado com a nossa arte. "

Nenhum comentário: