sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Músculos, força e coração


Sônia Araripe
Editora de Plurale em revista e Plurale em site


A noite agradável convidava para a conversa entre amigos. Foi assim, em clima bem descontraído, que aconteceu coquetel em torno dos atletas da poderosa UFC, a liga dos fortões de luta dos Estados Unidos, que reúne também vários brasileiros.

Organizado pela Textual Comunicação, com Carina Almeida à frente, o evento reuniu jornalistas esportivos e gente simpática. Os atletas e seus "cartolas", digamos assim, chegaram por volta de 22h, nesta quinta-feira, no Leblon. Queimados de sol, simpáticos e bem comunicativos. A Textual, com longa trajetória em esportes, está cuidando da parte de imprensa do megaevento da UFC.

Quem disse que é só músculo e brigas? Que nada! A turma é agradável mesmo.

Nem UFC, e muito menos luta, são nossas especialidades, claro. Mas bem ficamos satisfeitos ao saber que os fortões, além de músculos,força e muitos cifrões no banco, também têm coração. Conheceram o Rio e quiseram saber mais sobre a experiência das UPPs em comunidades. Sabem das grandes desigualdades sociais e pensam em como ter algum programa/parceria para ajudar os jovens destas comunidades carentes.

O CEO da UFC, Danna White, o porta-voz que sempre fala, não foi, concentrado, é claro, para o superevento de hoje à noite, na Barra da Tijuca. Mas o todo-poderoso Lorenzo Fertitta, chairman da empresa, estava lá, prestigiando o encontro com jornalistas.

Simpático que só, contou que está adorando o Brasil e o Rio. Ficou surpreso com a calorosa recepção do público brasileiro, formado, principalmente por jovens. E não só rapazes. Mas também moças. "As mulheres gostam muito de acompanhar a UFC. E as brasileiras são super ativas nas redes sociais, como facebook e twitter", contou Lorenzo.

O coquetel foi todo em ritmo verde-e-amarelo, no tom certo. Comidinhas só as lights e bem brasileirinhas, como mini-tapiocas com queijo coalho e carambola cortada em estrelas com queijinho por cima. Deu água na boca? O DJ tb caprichou nas carrapetas, em ritmo bossa nova e uma mesa de barman com caipirinhas de várias frutas encantou os convidados estrangeiros.

Para quem tinha, é verdade, pré-conceito (justamente por não conhecer de perto), foi surpreendente mudar de opinião e precisar admitir: por trás daqueles músculos também batem corações.

Que firmem mesmo compromisso com os jovens de comunidades do Brasil. A força interior, muito mais do que a dos ringues, esta sim, move montanhas.

Um comentário:

Luiz Antônio Gaulia. disse...

Agora, depois da adrenalina espetacular do UFC Rio e de mais uma tragédia (anunciada) do bondinho de Sta Tereza - após a tragédia do parquinho de diversões e da tragédia dos bueiros explosivos, chego à conclusão que o verdadeiro Ultimate Fighting carioca está nas ruas da cidade. Num cotidiano de falta de cuidado com a vida humana. Temos muito que aprender em termos de "cuidar"...