quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Prêmio para fotos de aves brasileiras


Legenda das fotos: Ao lado, foto de Itaú BBA/Virgínio Sanches (RJ), Cabeça-seca, Mycteria americana, Menção Honrosa categoria Melhor Registro, e abaixo, Itaú BBA/José Carlos M. Santos (RJ), Garça-branca-grande, Ardea Alba, Menção Honrosa categoria Primeiras Aves









De São Paulo

Rede de fomento à observação de aves, a AvistarBrasil abre hoje o 4º Concurso Avistar Itaú BBA deFotografias “Aves Brasileiras”. Os interessados já podem enviar suas fotos digitais ou convencionais, scanneadas. Nesta edição, Guto Carvalho, organizador, introduz o voto popular pela Internet Prêmio“Vox Populi", a grande novidade do concurso, que em pouco tempo já chamou a atenção do público e de profissionais do exterior queparticipam do júri.

Qualquer pessoa pode se inscrever no sitewww.avistarbrasil.com.br/concurso, explica Carvalho, também birdwatcher, nome em inglês que significa observador de aves. Fotógrafos amadores poderão concorrer com o uso de máquinas digitaiscompactas (modelos de câmara SLR não serão aceitos na categoria“Primeiras Aves”). Profissionais da fotografia também poderão concorrer, claro.

São aceitas até seis fotos digitais por candidato. Cada foto deverá ser enviada com o máximo de 1 Megabyte.

A regra para todos é que as aves nativas clicadas estejam em liberdade e em território nacional. Tanto brasileiros quantoestrangeiros têm direito a se inscrever. Com patrocínio do Banco ItaúBBA, o concurso vai distribuir R$ 62 mil em prêmios. O prazo termina em 22 de fevereiro de 2010.

O organizador informa que serão distribuídos até 35 prêmios, alémdo prêmio especial “Vox Populi”, escolhido pelo júri entre as 10 fotos melhor qualificadas pelos internautas que enviarem seus votos.

O sistema de qualificação do “Vox Populi” é inovador e usa avançadas técnicas de “data-mining”. Depois de disponibilizado no site,o internauta poderá escolher a melhor entre duas fotos apresentadas acada vez. Dessa maneira a decisão é facilitada e o sistema se encarregade estabelecer os parâmetros estatísticos. O início do “Vox Populi” será anunciado posteriormente pela AvistarBrasil.

“O concurso Avistar Itaú BBA é uma prova que as atividades depreservação do meio ambiente, incentivo à educação referente aoconhecimento da avifauna, e simplesmente a observação de pássaros jáestão sendo bastante praticadas no Brasil”, afirma Carvalho. Ele lembraque o birdwatching tem cerca de 15 mil adeptos no país.

Os interessados, adultos ou mesmo crianças, poderão inscrever até 6(seis) fotos em cores, digitais _ou convencionais digitalizadas. Sãotrês as categorias do concurso: “Melhor Fotografia” (escolhida pela qualidade fotográfica), “Melhor Registro” (serão considerados a raridade da espécie e o momento especial da foto) e “Primeiras Aves”(específica para iniciantes).

O fotógrafo deve escolher a categoria, sendo excludentes entre si as categorias “Melhor Foto” e “Primeiras Aves” _ele ressalta,novamente, que na categoria “Primeiras Aves” não serão aceitas imagens feitas com câmara SLR _aquelas câmaras profissionais de lente sintercambiáveis.
O participante deve enviar as fotos em formato jpg no tamanho deaté 1 Megabyte para o site www.avistarbrasil.com.br/concurso.Se a foto for convencional, deve ser scanneada na mesma resolução dos arquivos digitais.

Detalhe importante: os arquivos originais serão exigidos em caso de premiação. Por este motivo, ele recomenda que os originais estejampreferencialmente no formato raw.

Close Serão três vencedores para cada categoria e até 24 menções honrosasalém do prêmio “Vox Populi”. As fotos premiadas serão expostas naAvistarBrasil 2010 – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, de 13 a16 de maio próximo.

No último concurso, perto de 7,3 mil fotos foram enviadas. Este anoele acha que o total poderá chegar a 30% a mais. “A cada ano temos novidades e o nível dos participantes fica realmente melhor. Mesmo entre os amadores tivemos fotos que nos surpreenderam em vários aspectos. Foi uma seleção trabalhosa mas que nos deixou extremamente satisfeitos”, complementa.

O júri para o 4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografias “AvesBrasileiras” é formado por pelo brasileiro Roberto Linsker, publisherda editora Terra Virgem, especializada em natureza, e o editor espanholJosep Del Hoyo, publisher da “Handbooks of the Birds of the World”, enciclopédia de aves do mundo da Lynx Edicions, de Barcelona, além do norte-americano Arthur Morris, mundialmente reconhecido como um dos mais importantes fotógrafos de aves, entre outros.

Um comentário:

Unknown disse...

A idéia do concurso é ótima, afinal precisamos de asas para difundir nossa cultura e biodiversidade brasileira. Lamentável é que para tanto o patrocinador exige exclusividade e aquisição de todos os direitos patrimoniais do autor da foto, retirando a possibilidade destas imagens serem divulgadas em tantas outras publicações conservacionistas. Cadê o compromisso da empresa com o fomento da cultura nacional?