quarta-feira, 30 de julho de 2008

Isso é que é viagem

30/07/08

Parece que não falta mesmo mais nada. Um jornalista com espírito aventureiro - e bota aventureiro nisso! - está fazendo uma trip e tanto.
Vejam o relato:

O jornalista e antropólogo Eduardo Fenianos, o Urbenauta, que realiza desde o dia 26 de abril a expedição Uma Viagem pelo Brasil em 365 casas conta suas aventuras e impressões sobre a expedição nacional pelos cinco cantos do país no programa Revista Eldorado, que vai ao ar de sábado para domingo, à 1h da manhã, na Rádio Eldorado AM. O Revista pode ser ouvido também durante a programação de sábado na rádio.

A expedição que já passou pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, segue rumo ao norte, desvendando e redescobrindo o Brasil. Eduardo quer desbravar o país e mostrar o lado social que não é só aquele que o turista conhece. Em sua expedição, Eduardo se hospeda e se alimenta na casa de moradores das regiões, absorvendo dessa forma a realidade brasileira. Serão rodados cerca de 40.000 km de automóvel, mais de 5.000 km utilizando barcos ou balsas e aproximadamente 1.000 km a pé.

O resultado desta pesquisa será dois livros: um de fotografia e outro contando suas histórias, desde as mais emocionantes até as mais pitorescas. Além dos livros e informações coletadas, Fenianos quer figurar no livro dos recordes como a pessoa que dormiu no maior número de casas diferentes.

Em cada capital que o Urbenauta chega, ele tem que cumprir 5 desafios:

1. Encontrar seu Marco Zero.
2. Alcançar os 4 pontos cardeais da cidade desbravada, revelando sua realidade social, cultural e ambiental.
3. Dormir na casa de um morador folclórico.
4. Comer/dormir nas casas dos moradores, caso não consiga ele deverá dormir na rua.
5. Revelar um lado diferente, inusitado e até inacreditável da capital visitada.

O Urbenauta faz sua expedição nacional pilotando a Urbenave, um Space Fox grafitado e equipado com computador, mini-geladeira, armário para roupas e material de escritório, além de câmeras de monitoramento que ficarão ligadas 24 horas por dia. Eduardo conta também com a companhia de seu aparelho de GPS, modelo DOT B 400, da Navisystem. O uso do navegador é indispensável em sua expedição, pois o aparelho tem mais de seis mil cidades cadastradas no Brasil e também oferece mais de 320 mil pontos de interesse, como bancos, estacionamentos, padarias, postos de gasolina, restaurantes, aeroportos e hotéis, divididos em subcategorias que facilitam a seleção e ainda fornecem os números de telefones dos locais através do aparelho.
Pelo site www.urbenauta.com.br, o internauta pode acompanhar o dia-a-dia da expedição, ver fotos das cidades visitadas, saber da localização da urbenave, como também indicar para o Urbenauta o que sua cidade tem que nenhuma outra no planeta tem e convidá-lo para dormir em sua casa.

Nenhum comentário: