quinta-feira, 3 de julho de 2008

Keynes

Esta quem nos mandou foi o Professor Luiz Fernando de Paula, da UERJ, nosso amigo há vários anos. Ecomomista, acadêmico respeitado, conta sobre a criação da Associação Keynesiana Brasileira. O time de patronos é de peso. Vale conferir o relato:



"Em Encontro realizado no Instituto de Economia da UNICAMP, em 17-18 de abril deste ano, foi criada a Associação Keynesiana Brasileira (AKB), sociedade civil sem fins lucrativos aberta a filiações individuais e institucionais, que tem como objetivo desenvolver o conhecimento da teoria e da economia keynesiana, entendida como ciência social, mediante: (i) a criação de um fórum científico em nível nacional para o debate das questões de economia keynesiana; (ii) a promoção, ampliação e fortalecimento do intercâmbio entre os estudiosos da teoria e da economia keynesiana e das disciplinas correlatas, tais como Filosofia, Política, História e Sociologia; (iii) a promoção de encontros, congressos, conferências, cursos e atividades de atualização; e (iv) a divulgação de livros e periódicos relacionados à temática keynesiana.

Como teoria e economia keynesiana entende-se a compreensão da dinâmica de economias monetárias contemporâneas em que falhas sistêmicas intrínsecas ao funcionamento destas levam freqüentemente a situações de concentração de renda e de desemprego. Nesse sentido, tomando como base a teoria keynesiana e afins, a "mão invisível" do mercado não funciona adequadamente sem o complemento da mão visível do Estado. Em outras palavras, a intervenção do Estado, no sentido complementar aos mercados privados, é imprescindível para criar um ambiente institucional favorável às decisões de gastos privados (consumo e investimento), impactando, assim, a demanda efetiva.

A AKB, em suma, propõe-se a ser um fórum de fomento ao debate sobre a teoria e economia keynesiana, agregando profissionais de várias áreas das ciências sociais, com especial atenção a discussão sobre os rumos da economia e sociedade brasileira.

Como patronos da AKB foram escolhidos as seguintes pessoas que tiveram importância fundamental na divulgação das idéias e políticas keynesianas no Brasil: Fernando Cardim de Carvalho (UFRJ), Luiz Carlos Bresser Pereira (FGV-SP), Luiz Gonzaga Belluzzo (UNICAMP), Maria de Lourdes Rollemberg Mollo (UNB), Mario Possas (UFRJ) e Silvia Schor (USP).
A diretoria atual da Associação é composta por Fernando Ferrari Filho (UFRGS), Presidente; Luiz Fernando de Paula (UERJ), Vice-Presidente; Adriana Amado (UnB), Ana Rosa Mendonça (UNICAMP), Gilberto Tadeu Lima (USP), Marco Flávio Resende (UFMG) e Vanessa Petrelli Corrêa (UFU), Diretores.

A Associação Keynesiana Brasileira tem 62 sócio-fundadores. A lista completa dos sócios, assim como informações adicionais sobre a AKB, pode ser obtida no website:

http://www.ppge.ufrgs.br/akb

Nenhum comentário: