sexta-feira, 22 de julho de 2011

Casa Ronald McDonald-RJ inaugura sua segunda expansão e celebra 16 anos de muitas parcerias

Cerca de 300 pessoas participaram do lançamento na Tijuca, Zona Norte do Rio

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2011 - Em um evento marcado pela emoção, a Casa Ronald McDonald-RJ abriu as portas de suas novas instalações, nesta quinta-feira (21). A instituição, que há 16 anos hospeda crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, conta agora com 39 suítes para receber seus pequenos pacientes, dobrando a capacidade de atendimento.



Para comemorar a conquista, hóspedes, funcionários, vizinhos, voluntários, empresas parceiras e representantes do Instituto Ronald McDonald e do Sistema McDonald’s se reuniram em uma cerimônia conduzida por um convidado muito especial: Thiago Lacerda. O ator, que acompanha o trabalho da Casa desde 1999, voltou à instituição como padrinho da segunda expansão. Carismático, abriu a rodada de discursos falando sobre seu apreço pela instituição. “Eu sei das conquistas do Instituto Ronald McDonald e da Casa Ronald McDonald-RJ. Ver de perto a concretização da expansão dá a sensação de que a luta realmente vale a pena”.



Sonia Neves, presidente da Casa Ronald, se emocionou ao relembrar o início das obras, em 17 de agosto de 2009. “Chegamos ao dia de ver mais um sonho realizado. Esta inauguração representa o esforço de cada um de vocês, pessoas físicas e jurídicas, a quem preferimos chamar de amigos, que dedicam parte de suas vidas e dividem com nossos hóspedes o que vocês têm de melhor: um coração solidário”, reconheceu.

Marcelo Rabach, presidente da Arcos Dourados, que opera a marca McDonald’s no Brasil, enfatizou o progresso do tratamento contra o câncer no país. “Hoje, cada vez mais, falamos de cura, de humanização no tratamento e de qualidade de vida e mais pessoas conhecem a importância do diagnóstico precoce. Grande parte deste avanço se deve à mobilização gerada pelo Instituto Ronald McDonald e pelas instituições parceiras espalhadas pelo Brasil”, concluiu o executivo, que também é presidente do Conselho de Administração do Instituto.

O superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, evidenciou uma inversão positiva de comportamento e necessidade. “Antes, as crianças tinham que ir ao exterior para buscar uma cura. Agora, as famílias podem ter seus filhos tratados aqui mesmo, perto de casa, da sua cidade. E o mais impressionante: recebemos pacientes de outros países, como o menino Harry, vindo do Haiti”.

O Instituto Nacional do Câncer foi representado pela médica Sima Ferman. A chefe do setor de pediatria ratificou a importância do trabalho da Casa Ronald McDonald-RJ, com quem o INCA mantém parceria desde 1994. “É acolhimento, é amor. É uma dose de medicação tão importante quanto a que damos no hospital. Tudo o que queremos é crianças felizes, saudáveis, integradas na sociedade”, afirmou.

Na ocasião, também foi lançada oficialmente no Rio de Janeiro o McDia Feliz 2011, evento coordenado pelo Instituto Ronald e que angaria recursos para a manutenção da Casa Ronald. Vicente Souza, coordenador regional da campanha, anunciou a meta deste ano: arrecadar R$ 1,7 milhão. Para atingir este objetivo, a Casa já distribuiu cerca de 130 mil tíquetes antecipados e espera vender, nos balcões dos restaurantes da rede, outros 105 mil sanduíches Big Mac. Vicente também divulgou o nome do McAmigo deste ano que, aliás, é uma dupla: o casal Emanuel e Leila, jogadores brasileiros de vôlei.



Outra novidade, trazida pelo vereador Reimont Luiz, foi uma homenagem que será prestada à instituição no próximo dia 14 de outubro, na Câmara de Vereadores do Rio. Nesta data, a Casa Ronald McDonald-RJ receberá a medalha Pedro Ernesto, pelo reconhecimento da luta contra o câncer na cidade. “Nós temos a obrigação de reconhecer este trabalho como algo fundamental para o nosso município”, acrescentou ele.

Durante o evento, a Casa também ganhou outros dois presentes. Primeiro, um cheque de US$ 100 mil, doado pelo Ronald McDonald House Charity. O segundo foi a chegada de um micro-ônibus, um grande desejo da instituição, para o transporte dos pacientes entre a Casa e o hospital.



Ao final da cerimônia, as crianças puderam se divertir assistindo a um show do Ronald McDonald, personagem que empresta nome à Casa e transforma a realidade dos pequenos pacientes em sorrisos.



Sobre a Casa Ronald McDonald-RJ

A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro foi a primeira na América Latina e tem o compromisso em oferecer uma "Casa longe de casa" para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, mais acompanhante, de outros estados e municípios, em tratamento no Rio de Janeiro. Desde a sua fundação em 1994, a Casa já recebeu mais de 2 mil pequenos pacientes e, só no ano passado, contou com 250 voluntários atuantes. A Casa Ronald oferece vários programas na área social e psicossocial, como o de distribuição de Bolsa de Alimentos e cursos profissionalizantes para as mães.

Atualmente, são 405 voluntários que se dedicam em diversas atividades, desde tarefas administrativas e operacionais até aquelas de atendimento direto às crianças, adolescentes e seus acompanhantes.

A primeira Casa Ronald McDonald foi inaugurada em 1974, na Filadélfia, Estados Unidos, com o objetivo de ser uma casa de apoio ao tratamento do câncer infanto-juvenil. A iniciativa ganhou abrangência mundial e hoje são mais 307 Casas Ronald McDonald, espalhadas por 30 países e regiões.

Nenhum comentário: